Mundo

Catar abre vias marítimas com Omã após bloqueio dos Emirados

Omã, assim como o Kuwait, optou por não romper relações diplomáticas com o país após o episódio envolvendo três países do Golfo

Catar: os portos dos Emirados Árabes serviram como ponto de trânsito das importação ao Catar durante décadas (Streeter Lecka/Getty Images)

Catar: os portos dos Emirados Árabes serviram como ponto de trânsito das importação ao Catar durante décadas (Streeter Lecka/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 12 de junho de 2017 às 10h49.

Última atualização em 12 de junho de 2017 às 11h48.

O Catar anunciou nesta segunda-feira a abertura de duas rotas marítimas com Omã para evitar o bloqueio dos Emirados Árabes, cujos portos estão fechados ao país como consequência da crise diplomática.

As duas rotas anunciadas pela autoridade portuária do Catar unirão o porto de Hamad, em Doha, aos portos de Sohar e Salalah, em Omã.

Hamad está a 778 km de Sohar e a 2.095 km de Salalah.

Em 5 de junho, três países do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG) - Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Bahrein - romperam relações diplomáticas com o Catar, mas dois - Kuwait e Omã - decidiram não fazê-lo.

Durante décadas, os portos dos Emirados Árabes serviram como ponto de trânsito das importação ao Catar.

Os países que romperam relações com o Catar, em alguns casos com restrições comerciais, justificaram a sua decisão com acusações de que Doha apoia o "terrorismo" e está se aproximando do Irã, afirmações negadas pelas autoridades do país.

Acompanhe tudo sobre:CatarDiplomaciaEmirados Árabes

Mais de Mundo

Com categoria 3, furacão Rafael toca solo no sudoeste de Cuba após causar apagão

"Aceito a derrota, mas continuarei na luta", diz Kamala Harris em discurso após perder eleição

Rússia afirma que julgará Trump por suas 'ações'

México se prepara para tarifas e deportações após vitória de Trump