Mundo

Catalunha acelera soberania após recurso de Rajoy

O presidente da Catalunha, Artur Mas, afirmou que o governo de Rajoy é "o menos aberto ao diálogo da história" da Espanha


	A luta do presidente da Catalunha, Artur Mas, pela soberania da região recebeu um novo estímulo nesta terça-feira
 (©AFP / Lluis Gene)

A luta do presidente da Catalunha, Artur Mas, pela soberania da região recebeu um novo estímulo nesta terça-feira (©AFP / Lluis Gene)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2013 às 07h35.

Madri - A luta do presidente da Catalunha, Artur Mas, pela soberania da região recebeu um novo estímulo nesta terça-feira, informou o diário espanhol El País.

O procurador-geral da União, Eduardo Torres-Dulce, decidiu forçar a remoção do promotor chefe da Catalunha, Martin Rodriguez Sol, após ele defender a legitimidade de uma consulta jurídica sobre o futuro da Catalunha. Isso deu novos argumentos ao presidente catalão para promover e acelerar o seu desafio.

Para o governo catalão, não há dúvidas de que o governo central de Madri, do primeiro-ministro Mariano Rajoy, está por trás da demissão do procurador Rodriguez Sol.

Some-se a isso o recurso para o Tribunal Constitucional que o Poder Executivo anunciou contra a declaração de soberania aprovada pelo Parlamento da Catalunha, em janeiro.

A decisão de Madri serviu para que Mas concluísse que o governo de Rajoy é "o menos aberto ao diálogo da história" da Espanha. Segundo o El País, a ação do governo central deu ainda novos estímulos para que Mas consiga impulsionar o processo que visa fazer uma consulta popular de autodeterminação da Catalunha em 2014.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsEspanhaGovernoCatalunha

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk