David Petraeus, ex CIA, fala a membros do Senado em janeiro de 2012: saída encerra carreira pública de um homem que desempenhou papel importante na guerra do Iraque (REUTERS/Kevin Lamarque/Files)
Da Redação
Publicado em 9 de novembro de 2012 às 18h45.
Washington - O diretor da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos, David Petraeus, entregou sua carta de renúncia ao presidente Barack Obama e ao Diretor Nacional de Inteligência, James Clapper, nesta sexta-feira.
Petraeus disse que deixa o cargo por conta de uma caso extraconjugal.
"Depois de estar casado por mais de 37 anos, mostrei julgamento extremamente ruim ao me envolver em um caso extraconjugal. Tal comportamento é inaceitável tanto para um marido quanto para um líder de uma organização como a nosssa", afirmou ele.
Obama aceitou a renúncia de Petraeus, a quem chamou de um dos mais destacados generais de sua geração, e expressou confiança de que a CIA continuará a prosperar.
"Estou completamente confiante de que a CIA vai continuar a prosperar e cumprir sua essencial missão. Tenho a mais absoluta confiança no diretor interino Michael Morell", disse o presidente em comunicado.
Petraeus, um ex-comandante militar altamente condecorado, assumiu a CIA em 2011. A saída repentina dele parece encerrar a carreira pública de um homem que desempenhou papel importante na guerra do Iraque e liderou as tropas dos EUA e da Otan no Afeganistão.
"A decisão de Dave de renunciar representa a perda de um dos servidores públicos mais respeitados da nação", disse Clapper em comunicado, no qual não menciona a causa da renúncia.
Obama afirmou ainda que seus pensamentos e orações estão com Petraeus e sua mulher. "Desejo a eles o melhor neste momento difícil", afirmou.