Mundo

Casamentos homossexuais na França já representam 1% do total

Grandes cidades da França registraram 596 cerimônias desde a aprovação da lei que autoriza casamentos entre pessoas do mesmo sexo


	Casal gay: Paris é a cidade que mais realizou casamentos homossexuais, segundo pesquisa
 (Getty Images)

Casal gay: Paris é a cidade que mais realizou casamentos homossexuais, segundo pesquisa (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2013 às 10h16.

Paris - As grandes cidades da França registraram 596 casamentos homossexuais nos últimos três meses, o que representa 1% das cerimônias realizadas nesses municípios desde a aprovação da lei que autoriza os casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Segundo uma pesquisa publicada hoje pela emissora "France Inter" a partir dos dados das 50 cidades mais povoadas da França, Paris é a que mais realizou casamentos homossexuais, na frente de Nice e Toulouse.

A capital francesa recebeu 241 desses casamentos, seguida de Nice (37), Toulouse e Lyon (ambas com 28), Estrasburgo e Montpellier (17), Reims (11) e Avignon (9).

Apenas duas das 50 cidades mais povoadas da França não realizaram nenhum casamento gay até o momento, Créteil e Argenteuil, ambas na periferia de Paris.

O volume de casamentos homossexuais é menor que o das uniões civis, legalizadas em 1999. Um mês depois da aprovação do Pacto Civil de Solidariedade (PACS), em apenas um mês e meio foram registradas mil uniões entre pessoas do mesmo sexo.

O dado também é inferior ao registrado na Espanha, onde o casamento homossexual foi legalizado em 2006 e em um ano se chegou a 4.500 cerimônias, o que equivaleria a 1.125 casamentos nos primeiros três meses.

No entanto, a França pode chegar a números semelhantes, já que há mil solicitações que esperam sua tramitação antes que acabe o ano, precisou o "France Inter".

A lei que autoriza o casamento homossexual e a adoção por parte de casais do mesmo sexo na França foi promulgada pelo presidente François Hollande, no dia 18 de maio, após sua aprovação na Assembleia Nacional e no Senado.

A mudança legislativa veio acompanhada de uma intensa polêmica que mostrou a divisão da sociedade em relação ao assunto, com grandes manifestações por parte tanto de apoiadores quanto de críticos.

Acompanhe tudo sobre:CasamentoEuropaFrançaGaysLGBTPaíses ricosPreconceitos

Mais de Mundo

EUA ordena que promotores processem autoridades que se recusem a aplicar novas políticas migratórias

Indultos de Trump para manifestantes que invadiram Capitólio dividem os republicanos

Trump cancela viagem de refugiados já aprovados para reassentamento nos EUA

Argentina poderia deixar Mercosul para concretizar acordo com EUA, diz Milei