Mundo

Casamento de Kate e William faz Scotland Yard suar frio

Até o momento, os serviços de inteligência não registraram uma ameaça precisa, assegura a polícia; forças de segurança, no entanto, estarão presentes em todas as frentes

Será preciso ficar atento às centenas de milhares de pessoas reunidas ao longo do trajeto que que será percorrido pela carruagem de Kate e William até Buckingham (Chris Jackson/Getty Images)

Será preciso ficar atento às centenas de milhares de pessoas reunidas ao longo do trajeto que que será percorrido pela carruagem de Kate e William até Buckingham (Chris Jackson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2011 às 21h42.

Londres - São dois pequenos quilômetros que fazem a Scotland Yard suar frio: na sexta-feira, o trajeto percorrido entre Westminster e Buckingham por William e Kate e os convidados famosos será interminável para os 5.000 policiais encarregados da segurança.

"É um dia de alegria e de festa. Qualquer tentativa criminosa de perturbar este evento, com a cobertura de um protesto ou outra coisa, terá uma reposta firme, flexível e proporcional por parte das forças de segurança", alertou nesta terça-feira a comandante Christine Jones, um dos oficiais que supervisionarão as operações.

Até o momento, os serviços de inteligência não registraram uma ameaça precisa, assegura a polícia. Mas as forças de segurança, que se preparam há meses, estão mobilizadas em todas as frentes.

De grupos ligados à Al-Qaeda, passando pelos republicanos dissidentes da Irlanda do Norte que podem estar tentados a atacar antes da visita da rainha à Irlanda, a ameaça tem várias faces e a tarefa é particularmente complicada.

Além da proteção dos noivos e da família real, os policiais deverão assegurar a de 1.900 convidados, entre eles dezenas de cabeças coroadas, centenas de dignitários, representantes da alta roda e das celebridades, como o jogador de futebol David Beckham e o cantor Elton John.

Será preciso ficar atento às centenas de milhares de pessoas reunidas ao longo do trajeto que que será percorrido pela carruagem de Kate e William até Buckingham, ou seja a 2,020 quilômetros. Haverá também cerca de 220.000 pessoas que acompanharão a cerimônia exibida pelos telões gigantes do Hyde Park e na Trafalgar Square.

A polícia britânica, muito criticada após as grandes manifestações deste inverno em Londres e, principalmente, depois do ataque ao Rolls Royce do príncipe Charles e de Camilla, sabe que não tem o direito de errar. Além disso, o evento será acompanhado ao vivo por dois bilhões de telespectadores.


Um grande perímetro em torno da Abadia será montado ao amanhecer, as folgas na polícia foram canceladas e 5.000 homens estarão preparados para qualquer coisa, mobilizados em todo o trajeto, à paisana no meio da multidão ou armados nos tetos dos prédios. Militares ficarão encarregados de dar apoio aos policiais.

Haverá também equipes de segurança para os VIPs e um helicóptero equipado com uma câmera sobrevoará a cidade.

No percurso, a rede de esgoto, a iluminação pública e os semáforos foram analisados. Cães especialmente treinados participarão das revistas pouco antes do casamento.

A polícia pediu aos espectadores que sejam "seus olhos e seus ouvidos" e que informem sobre qualquer comportamento suspeito. Os "arruaceiros" serão proibidos de entrar em Londres no dia 29.

Apesar de todo o esquema montado, uma organização islamita radical, Muslims Against Crusades (Muçulmanos contra os cruzados), se prepara para protestar na sexta-feira.

Em seu site, ela recomenda a William e a seu irmão Harry, todos os dois militares, que "prestem atenção neles". Uma contra-manifestação também está sendo organizada por um grupo de extrema direita.

"Operamos diariamente em um contexto de ameaça grave", o nível de alerta terrorista no Reino Unido é muito elevado há mais de um ano, "e, certamente, estamos preparados neste nível de alerta para qualquer coisa", assegurou o comandante Jones.

Mas uma mobilização como esta tem um preço. Segundo a imprensa britânica, a conta, que fica a cargo do contribuinte, vai superar amplamente os cinco milhões de libras estimados no momento do anúncio do casamento.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesEuropaFamília real britânicaPaíses ricosReino Unidoseguranca-digital

Mais de Mundo

China é uma das economias que mais cresceram em termos de inovação nos últimos 10 anos

China e Brasil são parceiros estratégicos maduros, diz ministro chinês

Furacão Helene deixa 41 mortos e 4,6 milhões sem energia nos EUA

Falta de água em Cuba: mais de um milhão de pessoas sem abastecimento