Mundo

Casal Trudeau: veja outros primeiros-ministros que se divorciaram durante mandato

Justin Trudeau se separa durante mandato, juntando-se a outros líderes que também enfrentaram divórcios na função pública

Separações no Poder: líderes mundiais que anunciaram divórcio durante mandato (Patrick Doyle/Reuters)

Separações no Poder: líderes mundiais que anunciaram divórcio durante mandato (Patrick Doyle/Reuters)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 3 de agosto de 2023 às 07h31.

Última atualização em 3 de agosto de 2023 às 07h54.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, informou nesta quarta-feira que ele e sua mulher, Sophie, estão se separando. O chefe de governo canadense, no entanto, não é o único a anunciar um divórcio enquanto ocupava o cargo. A lista inclui líderes políticos da França, da Rússia e da Itália.

Trudeau sequer é o primeiro do seu próprio país a se separar durante o mandato. O pioneiro foi seu próprio pai, Pierre Elliott Trudeau, que anunciou sua separação da esposa Margaret Trudeau em 1977, mas acabou assinando o divórcio apenas em 1983.

O então presidente francês Nicolas Sarkozy se divorciou de sua esposa, Cécilia, em outubro de 2007. Ele havia assumido o cargo em maio daquele ano.

Silvio Berlusconi era o primeiro-ministro italiano quando anunciou o divórcio de sua segunda mulher, Veronica Lario. A separação do casal aconteceu em meio ao escândalo sexual protagonizado pelo político, com a realização dos eventos chamados de "bunga bunga". Berlusconi morreu em 12 de junho deste ano.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, é outro chefe de governo que se divorciou durante o mandato. Ele e Liudmila Alexandrovna anunciaram a separação ao vivo na televisão russa, em 6 de junho de 2013. Na época, Putin já ocupava a presidência do país.

Justin e Sophie Trudeau

A separação de Justin e Sophie Trudeau foi informada por meio de uma publicação no Instagram. O político afirmou que a decisão foi tomada após o casal ter conversas "difíceis". Os dois já assinaram um documento para colocar um fim no relacionamento, que durou 18 anos.

"Sophie e eu gostaríamos de compartilhar que, após várias conversas profundas e difíceis, tomamos a decisão de nos separar. Como sempre, permanecemos uma família unida com amor profundo e respeito um pelo outro e por tudo o que construímos e vamos continuar a construir", ressalta a nota.

O agora ex-casal pediu que o público respeitasse a privacidade da família, em especial pelo bem-estar dos filhos deles. O primeiro-ministro e Sophie se casaram em maio de 2005 e se tornaram pais de Xavier James, nascido em 2007; Ella-Grace Margaret, em 2009; e Hadrian, em 2014.

"Sophie e o primeiro-ministro estão centrados em criar seus filhos em um ambiente seguro, amoroso e colaborativo", diz o comunicado enviado à imprensa internacional. "A família estará reunida nas férias, a partir da próxima semana".

Acompanhe tudo sobre:DivórcioJustin Trudeau

Mais de Mundo

Cessar-fogo em Gaza: Hamas atribui avanço a Trump e critica Biden

Governo israelense aprova acordo de cessar-fogo e troca de reféns com o Hamas

Ex-ministra das Finanças do Canadá anuncia candidatura para substituir Trudeau