Mundo

Casal Trudeau: veja outros primeiros-ministros que se divorciaram durante mandato

Justin Trudeau se separa durante mandato, juntando-se a outros líderes que também enfrentaram divórcios na função pública

Separações no Poder: líderes mundiais que anunciaram divórcio durante mandato (Patrick Doyle/Reuters)

Separações no Poder: líderes mundiais que anunciaram divórcio durante mandato (Patrick Doyle/Reuters)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 3 de agosto de 2023 às 07h31.

Última atualização em 3 de agosto de 2023 às 07h54.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, informou nesta quarta-feira que ele e sua mulher, Sophie, estão se separando. O chefe de governo canadense, no entanto, não é o único a anunciar um divórcio enquanto ocupava o cargo. A lista inclui líderes políticos da França, da Rússia e da Itália.

Trudeau sequer é o primeiro do seu próprio país a se separar durante o mandato. O pioneiro foi seu próprio pai, Pierre Elliott Trudeau, que anunciou sua separação da esposa Margaret Trudeau em 1977, mas acabou assinando o divórcio apenas em 1983.

O então presidente francês Nicolas Sarkozy se divorciou de sua esposa, Cécilia, em outubro de 2007. Ele havia assumido o cargo em maio daquele ano.

Silvio Berlusconi era o primeiro-ministro italiano quando anunciou o divórcio de sua segunda mulher, Veronica Lario. A separação do casal aconteceu em meio ao escândalo sexual protagonizado pelo político, com a realização dos eventos chamados de "bunga bunga". Berlusconi morreu em 12 de junho deste ano.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, é outro chefe de governo que se divorciou durante o mandato. Ele e Liudmila Alexandrovna anunciaram a separação ao vivo na televisão russa, em 6 de junho de 2013. Na época, Putin já ocupava a presidência do país.

Justin e Sophie Trudeau

A separação de Justin e Sophie Trudeau foi informada por meio de uma publicação no Instagram. O político afirmou que a decisão foi tomada após o casal ter conversas "difíceis". Os dois já assinaram um documento para colocar um fim no relacionamento, que durou 18 anos.

"Sophie e eu gostaríamos de compartilhar que, após várias conversas profundas e difíceis, tomamos a decisão de nos separar. Como sempre, permanecemos uma família unida com amor profundo e respeito um pelo outro e por tudo o que construímos e vamos continuar a construir", ressalta a nota.

O agora ex-casal pediu que o público respeitasse a privacidade da família, em especial pelo bem-estar dos filhos deles. O primeiro-ministro e Sophie se casaram em maio de 2005 e se tornaram pais de Xavier James, nascido em 2007; Ella-Grace Margaret, em 2009; e Hadrian, em 2014.

"Sophie e o primeiro-ministro estão centrados em criar seus filhos em um ambiente seguro, amoroso e colaborativo", diz o comunicado enviado à imprensa internacional. "A família estará reunida nas férias, a partir da próxima semana".

Acompanhe tudo sobre:DivórcioJustin Trudeau

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'