Mundo

Casa de leilões alemã vende aquarelas pintadas por Hitler

Uma casa de leilões alemã conseguiu entre sábado e domingo cerca de 400 mil euros por 14 aquarelas e desenhos feitos há 100 anos.


	Adolf Hitler em foto de 1938: em sua juventude, Hitler tentou entrar na Academia de Artes de Viena, mas sua candidatura foi rejeitada por falta de talento
 (AFP)

Adolf Hitler em foto de 1938: em sua juventude, Hitler tentou entrar na Academia de Artes de Viena, mas sua candidatura foi rejeitada por falta de talento (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de junho de 2015 às 15h25.

Uma casa de leilões alemã conseguiu entre sábado e domingo cerca de 400 mil euros por 14 aquarelas e desenhos feitos pelo ditador alemão Adolf Hitler há aproximadamente 100 anos.

Um comprador chinês pagou 100.000 euros pela obra mais cara, anunciou a casa de leilões Weidler, segundo a imprensa local. Entre os compradores, há um brasileiro.

Trata-se de uma aquarela que representa o castelo de Neuschwanstein, uma edificação construída pelo rei Luis II da Baviera, cuja forma inspirou a logomarca dos estúdios Disney.

Todas as obras, realizadas entre 1904 e 1922, encontraram comprador, segundo os organizadores.

A casa de leilões não revelou a identidade de sus clientes, que pediram anonimato, mas informou que, além de Brasil e China, há compradores dos Emirados Árabes Unidos, França e Alemanha.

Em sua juventude, Hitler tentou entrar na Academia de Artes de Viena, mas sua candidatura foi rejeitada por falta de talento. Ele continuou a pintar copiando cenas de cartões postais, que vendia para os turistas.

Anos mais tarde, tornou-se o líder do partido nazista, e foi eleito chanceler da Alemanha em 1933.

Especialistas consideram a produção artística de Hitler medíocre e as grandes casas de leilões muitas vezes se recusam a propor obras do ditador. A Alemanha permite a venda de suas obras desde que não contenham qualquer símbolo proibido.

Acompanhe tudo sobre:adolf-hitlerAlemanhaCriminosos de guerraEuropaLeilõesPaíses ricosPolíticos

Mais de Mundo

Rússia diz ter certeza de que os EUA 'compreenderam' a mensagem após ataque com míssil

Autoridades evacuam parte do aeroporto de Gatwick, em Londres, por incidente de segurança

Japão aprova plano massivo para impulsionar sua economia

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano