Mundo

Casa Branca parabeniza União Europeia por acordo anticrise

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, afirmou que 'há sinais de progresso', mas que a UE precisa atuar de forma decisiva para afugentar a crise

Para o porta-voz Jay Carney, os EUA consideram que a crise é um 'problema europeu e que necessita uma solução europeia'  (Chip Somodevilla/Getty Images)

Para o porta-voz Jay Carney, os EUA consideram que a crise é um 'problema europeu e que necessita uma solução europeia' (Chip Somodevilla/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2011 às 18h02.

Washington - A Casa Branca parabenizou nesta sexta-feira a União Europeia pelo acordo alcançado na cúpula de Bruxelas, na Bélgica, para reforçar a disciplina fiscal na zona do euro, mas afirmou que muito mais ainda precisa ser feito.

Em sua entrevista coletiva diária, o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, afirmou que 'há sinais de progresso', mas que a UE precisa atuar de forma decisiva para afugentar a crise.

Sobre o plano, Carney disse que é preciso que os países adotem medidas adequadas para impedir o contágio da recessão e apoiar os estados que necessitem de ajuda.

O porta-voz, no entanto, frisou que os EUA consideram que a crise é um 'problema europeu e que necessita uma solução europeia'. Carney não quis se pronunciar sobre a decisão britânica de não ratificar o acordo.

Um dos elementos do acordo é o fortalecimento dos fundos de ajuda do Continente. Os líderes decidiram antecipar a entrada em vigor do fundo permanente de resgate (MEDE) para julho de 2012 e manter o fundo temporário (FEEF) até meados de 2013. 

Acompanhe tudo sobre:Crise econômicaCrises em empresasEstados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Mundo

Papa Francisco: novo boletim médico do indica 'leve melhora' em quadro inflamatório

Sobrevoos de drones dos EUA no México são 'colaboração' antiga, diz presidente

Egito diz que Faixa de Gaza pode ser reconstruída em 3 anos

Conversas sobre a segunda fase do cessar-fogo em Gaza começarão na próxima semana