Mundo

Casa Branca confirma visita 'histórica' de Biden a Papua Nova Guiné

A viagem de Biden será uma parada entre a cúpula do G7, que acontecerá de 19 a 21 de maio em Hiroshima, no Japão, e a cúpula da aliança "Quad"

Joe Biden: Biden também se reunirá lá com os líderes do Fórum das Ilhas do Pacífico (Anna Moneymaker/Getty Images)

Joe Biden: Biden também se reunirá lá com os líderes do Fórum das Ilhas do Pacífico (Anna Moneymaker/Getty Images)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 9 de maio de 2023 às 15h28.

A Casa Branca confirmou nesta terça-feira, 9, que Joe Biden fará uma viagem "histórica" a Papua Nova Guiné em maio, em meio à ofensiva diplomática de Washington para contra-atacar a influência de Pequim na região do Pacífico Sul.

"Esta visita, a primeira de um presidente americano em exercício a um Estado insular do Pacífico, fortalece ainda mais a parceria essencial" dos Estados Unidos com os países da região, disse a porta-voz do presidente dos EUA, Karine Jean-Pierre, em um comunicado.

Os movimentos de Biden para mudanças climáticas

Segundo a nota à imprensa, Biden também se reunirá lá com os líderes do Fórum das Ilhas do Pacífico para aprofundar a cooperação em questões "como combate às mudanças climáticas, a proteção dos recursos marítimos e a promoção de um crescimento econômico resiliente e inclusivo".

A viagem de Biden será uma parada entre a cúpula do G7, que acontecerá de 19 a 21 de maio em Hiroshima, no Japão, e a cúpula da aliança "Quad", formada por Estados Unidos, Austrália, Índia e Japão e prevista para acontecer em Sydney no final deste mês.

Em abril, o governo de Papua anunciou a chegada de Biden em 22 de maio, dizendo que ele participaria de conversas bilaterais com seus anfitriões e "também se encontraria com os 18 líderes das ilhas do Pacífico".

Cúpula entre os Estados Unidos e as Ilhas do Pacífico

A visita de Biden a Papua Nova Guiné é, segundo a Casa Branca, uma continuação da Cúpula entre os Estados Unidos e as Ilhas do Pacífico realizada em Washington em setembro passado.

O Fórum das Ilhas do Pacífico é um bloco regional de pequenos Estados espalhados por uma vasta faixa de oceano. O encontro com Biden também contará com a presença dos primeiros-ministros da Austrália e da Nova Zelândia.

Acompanhe tudo sobre:Joe BidenEstados Unidos (EUA)Guiné

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia