Mundo

Casa Branca confirma presença de Trump na cúpula da Otan

Até agora, presidente norte-americano adotou uma postura ambígua em relação à aliança

Donald Trump: aproximação com a Rússia detonou conflitos com os países da Otan (Jim Bourg/Reuters)

Donald Trump: aproximação com a Rússia detonou conflitos com os países da Otan (Jim Bourg/Reuters)

E

EFE

Publicado em 22 de março de 2017 às 08h03.

Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai participar no próximo dia 25 de maio da cúpula de chefes de Estado e do governo da Otan em Bruxelas (Bélgica), de acordo com informações divulgadas na terça-feira pela Casa Branca.

"O presidente espera se reunir com seus colegas da Otan para reafirmar nosso firme compromisso com a Otan e debater questões cruciais para a aliança", diz o comunicado.

Trump pretende abordar "a divisão de responsabilidades" com seus parceiros e "o papel da Otan na luta contra o terrorismo".

Esta será a primeira oportunidade para que Trump encare um palco internacional com colegas da Otan após sua postura ambivalente com relação da Aliança Atlântica.

O presidente criticou no ano passado os membros europeus da Otan por não disponibilizar fundos suficientes para a Aliança, e sugeriu que poderia reduzir o apoio americano ao bloco.

Na época, Trump manifestou sua vontade de melhorar as relações com a Rússia, o que detonou o alarme no bloco ocidental.

Embora Trump tenha moderado sua posição desde sua chegada à Casa Branca, manteve duras críticas contra aqueles membros da Otan que não chegam ao compromisso de gastos em defesa de 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

Na semana passada, acusou a Alemanha pelo Twitter de dever dinheiro pela contribuição americana com a defesa coletiva, após a visita a Washington de sua chanceler, Angela Merkel.

Além da reunião de Bruxelas, a Casa Branca confirmou na nota que no dia 12 de abril, Trump receberá em Washington o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, com o qual já teve várias conversas telefônicas.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Otan

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo