Donald Trump (Charly TRIBALLEAU/AFP)
Agência de notícias
Publicado em 20 de fevereiro de 2025 às 08h25.
A Casa Branca equiparou nesta quarta-feira o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a um monarca em uma postagem no X (ex-Twitter) de uma capa falsa da revista "Time" com o título “Vida longa ao rei” e na qual ele aparece usando uma coroa.
A publicação comemora o fato de o governo Trump ter bloqueado o polêmico pedágio de US$ 9 para acessar a ilha de Manhattan, uma medida implementada pelo estado de Nova York há poucos meses.
“OS PEDÁGIOS ESTÃO MORTOS. Manhattan e toda Nova York estão SALVAS. VIDA LONGA AO REI!”, escreveu a Casa Branca, citando literalmente uma mensagem que Trump publicou hoje em sua rede social Truth. Na “capa”, Trump aparece sorridente em um cenário com o horizonte de Manhattan e alguns de seus edifícios mais icônicos, como o Empire State e o Chrysler. Acima de sua cabeça, em vez do nome da conhecida revista, o sobrenome Trump é destacado em letras maiúsculas.
"CONGESTION PRICING IS DEAD. Manhattan, and all of New York, is SAVED. LONG LIVE THE KING!"
–President Donald J. Trump pic.twitter.com/IMr4tq0sMB— The White House (@WhiteHouse) February 19, 2025
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, reagiu ao comentário de Trump definindo-se como um rei, afirmando que “somos uma nação de leis, não governada por um rei”, e observou que a Autoridade Metropolitana de Transportes (MTA), responsável pelo pedágio, iniciou “procedimentos legais no Distrito Sul de Nova York para preservar” a medida.
O político republicano já havia anunciado que, ao retornar à Casa Branca, se livraria do pedágio, que tinha como objetivo reduzir a poluição em Manhattan e arrecadar US$ 15 bilhões para a MTA.
O secretário de Transportes dos EUA, Sean Duffy, comunicou a decisão em uma carta a Hochul e argumentou que o pedágio “é um tapa na cara da classe trabalhadora (do país) e dos proprietários de pequenas empresas”.