Mundo

Casa Branca alerta que Obama vetará novas sanções contra Irã

Casa Branca afirmou que projeto iria prejudicar as ações diplomáticas com a finalidade de impedir que esse país fabrique armas nucleares


	Barack Obama: presidente deve vetar novas sanções contra o Irã, caso o congresso aprove novas medidas
 (Saul Loeb/AFP)

Barack Obama: presidente deve vetar novas sanções contra o Irã, caso o congresso aprove novas medidas (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de dezembro de 2013 às 18h36.

Washington - A Casa Branca afirmou nesta quinta-feira que um novo projeto de lei impondo sanções contra o Irã iria prejudicar as ações diplomáticas com a finalidade de impedir que esse país fabrique armas nucleares e acrescentou que se os esforços para alcançar um acordo fracassarem, sanções poderiam ser aprovadas rapidamente.

"Nós não acreditamos que agora seja o momento de aprovar nenhuma nova lei com sanções no Congresso", disse o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, durante um encontro com a imprensa.

"É muito importante evitar adotar qualquer ação que possa potencialmente afetar a oportunidade de uma solução diplomática." Se o Congresso aprovar a legislação apresentada nesta quinta-feira ao Senado, o presidente irá vetá-la, disse Carney.

"Nós não achamos que essa ação seja necessária, nós não achamos que será aprovada, e se fosse aprovada, o presidente a vetaria", afirmou.

Senadores dos EUA apresentaram nesta quinta-feira um projeto para impor sanções ao Irã se o país romper os termos de um acordo provisório firmado no mês passado em Genebra, pelo qual o governo iraniano concordou em restringir seu programa nuclear.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísPaíses ricos

Mais de Mundo

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto

Quem é Ibrahim Aqil, comandante do Hezbollah morto em ataque de Israel a Beirute

Portugal diz ter controlado todos os incêndios que se espalharam pelo país esta semana