Mundo

Casa Branca admite retirar ponto de saúde da reforma tributária

Dispositivo elimina especificamente a exigência do Obamacare de que todos os cidadãos tenham seguro de saúde, sob pena de multa

Casa Branca admite a possibilidade de retirar o dispositivo sobre o Obamacare do projeto de reforma (Kevin Lamarque/File Photo/Reuters)

Casa Branca admite a possibilidade de retirar o dispositivo sobre o Obamacare do projeto de reforma (Kevin Lamarque/File Photo/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 20 de novembro de 2017 às 08h57.

Washington - A Casa Branca está disposta a retirar da proposta de reforma tributária do Senado um dispositivo que prevê a revogação de parte do chamado Obamacare, lei de saúde do governo americano anterior, caso esse torne um impedimento para a aprovação de uma das maiores prioridades do presidente dos EUA, Donald Trump.

O dispositivo elimina especificamente a exigência do Obamacare de que todos os cidadãos tenham seguro de saúde, sob pena de multa. Ontem, a senadora republicana Susan Collins defendeu que o assunto seja tratado separadamente.

Segundo o diretor de Orçamento de Trump, Mick Mulvaney, a Casa Branca admite a possibilidade de retirar o dispositivo do projeto.

Trump havia pressionado pela inclusão do dispositivo, de forma a mostrar progresso no objetivo dos republicanos de desfazer a legislação de saúde atual, após tentativas frustradas no Congresso meses atrás.

Mulvaney declarou ontem que a Casa Branca ainda deseja substituir o Obamacare, mas poderá abrir mão do dispositivo se o gesto garantir a aprovação do projeto no Senado.

Collins diz não ter decidido ainda como votará, uma vez que o projeto ainda sofrerá emendas antes de chegar ao plenário do Senado. Mas seu voto será crucial numa Casa onde os republicanos têm uma estreita maioria de 52 a 48.

Analistas preveem que o Senado irá votar o projeto de reforma tributária dos republicanos depois do feriado do Dia de Ação de Graças, que será comemorado na quinta-feira (23), ou no começo de dezembro.

Na semana passada, a Câmara dos Representantes aprovou um projeto diferente de reforma tributária. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)GovernoSaúde

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado