Mundo

Cartuchos usados viram ciclovia na Austrália

Pista para bicicleta feita de plástico reciclado custou dez vezes menos que uma tradicional

Ciclovia feita de cartuchos de tinta usados: custo dez vezes menor que uma tradicional  (.)

Ciclovia feita de cartuchos de tinta usados: custo dez vezes menor que uma tradicional (.)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

São Paulo - Reciclagem não é apenas uma maneira de preservar o meio ambiente, embora esta seja uma de suas principais razões. É também um exercício de criatividade - e não faltam formas inovadoras de dar uma nova destinação a algo usado.

Na Austrália, cartuchos de tinta para impressoras se transformaram numa pista para bicicletas no parque MacDonnell West National. Inaugurada semana passada, a ciclovia de 17 quilômetros de extensão irá beneficiar cerca de 120 mil pessoas que transitam pelo parque todos os anos. 

A pista foi construída pela Repeat Plastics Australia - empresa especializada em fabricar produtos a partir de plástico reciclado. Segundo a fabricante, o material escolhido para substituir o asfalto é de baixa manutenção e alta durabilidade.

Toda a construção custou 330 mil dólares, cerca de 545 mil reais. E inclui ainda uma plataforma para observação no alto do parque com visão panorâmica.

Para se ter uma noção, uma ciclovia com a mesma distância que deverá ser construída em São Paulo, ligando ruas próximas à rodovia Fernão Dias à estação Tucuruvi do Metrô, tem um custo previsto de 5,1 milhões de reais.

"Ao investir em nossos parques nós garantimos que os visitantes tenham uma experiência única, enquanto nós protegemos o nosso ambiente", afirmou o ministro de Parques e Vida Selvagem da Austrália, Karl Hampton. As informações são do site EcoD, do Instituto Ecodesenvolvimento.  

 

Acompanhe tudo sobre:Produtos verdesReciclagemSustentabilidadeTecnologias limpas

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino