Mundo

Rio sedia maior evento mundial de mobilidade sustentável

Michelin Challenge Bibendum reúne até quinta-feira gigantes da indústria automobilística em prol de uma mobilidade rodoviária mais limpa e eficiente

Hypnos, carro-conceito da Citroën: equipado com um motor diesel na dianteira e um elétrico traseiro (.)

Hypnos, carro-conceito da Citroën: equipado com um motor diesel na dianteira e um elétrico traseiro (.)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

São Paulo - Considerado o maior evento mundial na área de mobilidade rodoviária, o Michelin Challenge Bibendum chega à sua décima edição realizado pela primeira vez em uma cidade do hemisfério sul, o Rio de Janeiro. Gigantes da indústria automobilística apresentam no evento modelos e tecnologias que prometem transformar os meios de transporte em parceiros do meio ambiente. 

O evento, que teve início ontem, realiza até quinta (03) uma série de palestras, fóruns  e exposições, além de testes técnicos e até ralis com protótipos de novas tecnologias. Nesta segunda, um Eco rally vai avaliar as características ecológicas e econômicas relacionadas às tecnologias usadas pelos carros e ao modo do piloto dirigir.

Não faltam inovações tecnológicas e carros futuristas. O grupo PSA Peugeot-Citroën exibirá dois carros conceitos. A Peugeot mostrará o protótipo BB1,  totalmente elétrico (veja foto abaixo). Já a Citroën mostrará o Hypnos, equipado com um motor diesel na dianteira e um elétrico caseiro. Esse carro-conceito dá uma prévia de como poderá ser o design da nova geração do C4.

O título do Michelin Challenge Bibendum será dado ao veículo que apresentar a maior economia de combustível, a menor emissão de poluentes, a melhor segurança ao dirigir e as características tecnológicas mais inovadoras. Os testes acontecem no centro de exposições Rio Centro e no circuito de Jacarepaguá.

Diferente de todos os Salões de Automóvel do mundo, nos quais o público apenas observa os veículos expostos, no maior evento mundial de sustentabilidade da indústria automobilística, os convidados poderão testar os protótipos automotivos. Em paralelo, acontecem as mesas-redondas. Serão aproximadamente 50 horas de debates que discutirão desde a questão dos veículos avançados de combustão interna até o comprometimento e contribuição dos setores públicos e privados com a redução de mortes relacionados ao trabalho nas estradas.

No Brasil, mais de 80% da população vive em cidades que não param de crescer, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. Nesse contexto, o congestionamento urbano e a poluição representam um grave problema. Segundo a Michelin, "a eficiência energética é crucial, assim como a necessidade de agir e estimular progressos mais rápidos nos próximos anos". O primeiro Challenge Bibendum aconteceu em 1998, em Paris, quando o grupo Michelin  resolveu comemorar o centenário do seu boneco propaganda, conhecido como Bibendum. 

Protótipo BB1, da Peugeot, totalmente elétrico. (Divulgação/ PSA Peugeot-Citroën)

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricamobilidade-urbanaProdutos verdesServiçosTecnologias limpasTrânsito

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia