Mundo

Carro produz mais energia do que consome

O modelo foi criado para a montadora francesa Renault e segue a linha dos modelos compactos, que têm ganhado força nas grandes cidades mundiais


	Carro elétrico da Renault: Carro teria a capacidade de gerar energia a partir do Sol e do reaproveitamento da energia cinética das frenagens
 (Divulgação)

Carro elétrico da Renault: Carro teria a capacidade de gerar energia a partir do Sol e do reaproveitamento da energia cinética das frenagens (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2012 às 15h15.

São Paulo - O designer japonês Charlie Nghiem projetou o carro elétrico Renault Circular Economy 4L. O veículo conseguirá produzir mais energia do que consome.

O modelo foi criado para a montadora francesa Renault. Ele segue a linha dos modelos compactos, que têm ganhado força nas grandes cidades mundiais.

Segundo o projeto de Charlie Nghiem, o carro produz a energia necessária para o seu consumo e ainda consegue armazenar o excedente para o compartilhamento em rede. Assim, ele pode contribuir para a geração da energia elétrica consumida por uma comunidade.

Para isso, o carro teria a capacidade de gerar energia a partir do Sol e do reaproveitamento da energia cinética das frenagens. Ele também usa sensores que transformam o calor em energia.

Com isso, o carro consegue produzir muito mais do que o necessário para o seu consumo. Dessa forma, ele também se torna um fornecedor de eletricidade, que pode ser canalizada por uma comunidade de moradores da vizinhança, por exemplo.

O carro também deve ser equipado com duas baterias. Uma delas mantém o carro em funcionamento. A segunda armazena o excedente para que a energia seja compartilhada em uma rede comunitária.

O sistema de produção continua em funcionamento até quando o carro está parado. Portanto, ele nunca é um elemento passivo de consumo. Sempre gera e troca energia com a rede.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasCarrosAutoindústriaVeículosEmpresas francesasRenaultCarros elétricos

Mais de Mundo

Gigante russa do petróleo planeja vender ativos após sanções

Venezuela avalia como 'positivo' Lula tentar mediar crise com EUA

Zelensky ordena ampliação de alcance dos ataques no território russo

Terremoto de magnitude 6,1 atinge região oeste da Turquia