Mundo

Carregador universal de celular é 'verde'

A União Internacional das Telecomunicações (ITU) aprovou um novo modelo de carregador para celular que funcionaria para todos os aparelhos.

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Segundo previsões, o dispositivo de tamanho único reduzirá em 50% o consumo de energia durante a carga e deve cortar dramaticamente a emissão de gases causadores do efeito estufa.

A ITU, uma agência das Nações Unidas, fez o anúncio na semana passada, como parte de sua tentativa de colocar as tecnologias de informação e comunicação no rascunho do acordo climático de Copenhagen.

Chamada de Solução Universal de Carregamento (UCS), ela permitirá que o mesmo aparelho seja usado em todos os celulares futuros, independentemente da marca ou modelo.

Além de diminuir drasticamente a produção de carregadores, o transporte e posteriormente seu descarte, o novo padrão significa mais praticidade para os usuários e, claro, redução na energia consumida durante a carga.

Segundo previsão da GSMA, a associação mundial que representa os interesses da indústria de comunicação móvel, a adoção do modelo único eliminará 51 mil toneladas de carregadores e reduzirá as emissões de gases causadores do efeito estufa em 13,6 milhões de toneladas por ano.

Segundo a associação, que tem como membros Nokia, Samsung, Sony Ericsson, Motorola, LG e outras, o aparelho também reduziria em 50% o consumo de energia na carga.

À BBC, um porta-voz da Sony Ericsson declarou que o carregador universal deve ser lançado até meados do ano que vem.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Lei Magnitsky: chinesa punida precisou viver somente com dinheiro em espécie

'Lula pode falar comigo quando quiser', diz Trump após impor tarifas de 50% ao Brasil

Trump ordena envio de submarinos nucleares após 'provocações' do ex-presidente da Rússia

Trump demite comissária após departamento divulgar dados ruins de emprego nos EUA