Mundo

Cardeais estão bem de saúde e de bom humor durante conclave

No período do conclave, os 115 cardeais permanecem isolados, sem comunicação externa e sob o juramento de sigilo


	Cardeais se reúnem na Capela Sistina: o porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, disse que os cardeais que são fumantes costumam seguir a “boa educação” e fumar apenas nos lugares permitidos.
 (REUTERS / Vaticano)

Cardeais se reúnem na Capela Sistina: o porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, disse que os cardeais que são fumantes costumam seguir a “boa educação” e fumar apenas nos lugares permitidos. (REUTERS / Vaticano)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de março de 2013 às 12h31.

Vaticano – No segundo dia de votações do conclave para a escolha do sucessor de Bento XVI, os cardeais demonstram que estão bem de saúde e humor, segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi. Ele disse hoje (13) que apenas dois cardeais apresentaram dificuldades de locomoção: um usou cadeiras de rodas ontem (12) e outro contou com a ajuda de um assistente. No período do conclave, os 115 cardeais permanecem isolados, sem comunicação externa e sob o juramento de sigilo.

“Tudo corre normalmente”, ressaltou o porta-voz. “Os cardeais estão bem, estão com boa saúde e, sobretudo, muito bom humor e fizeram uma boa refeição à noite”, disse ele. “Alguns preferiram andar da Casa Santa Marta [onde estão hospedados] para a Capela Sistina [onde ocorre o conclave.”

Ao ser perguntado se os cardeais tomam vinho durante o almoço e o jantar, Lombardi respondeu de forma bem-humorada: “O vinho faz parte da cultura dos italianos”. O porta-voz disse que aqueles que são fumantes costumam seguir a “boa educação” e fumar apenas nos lugares permitidos.

Dos 115 eleitores, apenas cinco têm menos de 60 anos. Treze cardeais têm de 60 a 65 anos, 34 estão na faixa dos 66 a 70 anos, enquanto 22 estão no grupo de 71 a 75 anos. A maioria dos eleitores (34) tem de 76 a 80 anos. Ontem o cardeal italiano Antonio Maria Vegliò, de 75 anos, passou mal e foi socorrido durante a missa que antecedeu o conclave.

Acompanhe tudo sobre:Bento XVIPaíses ricosPapasReligiãoVaticano

Mais de Mundo

Alckmin vai ao Vaticano representar governo na missa de início de pontificado do Papa Leão XIV

Houthis pedem que Trump pare de apoiar Israel se quiser a paz no Oriente Médio

Biografia de Pepe Mujica: ele foi agricultor, preso político e presidente

Quem é Lucía Topolansky, mulher de Pepe Mujica