Mundo

Cardeais discutem divisões na Igreja em último dia de reuniões pré-conclave

Para esgotar a lista de escritos, o decano dos cardeais convocou uma sessão extra para o fim da tarde; objetivo é que ninguém chegue à véspera do conclave sem ter tido a chance de falar ao colégio eleitoral

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 5 de maio de 2025 às 12h32.

Tudo sobrePapa Francisco
Saiba mais

No último dia de reuniões pré-conclave, os cardeais discutiram as divisões na Igreja e as tarefas que esperam o próximo Papa. Estavam presentes 179 cardeais, sendo 132 aptos a votar na Capela Sistina. O Vaticano não informou o nome do único eleitor que não participou dos debates da manhã desta segunda-feira.

Para esgotar a lista de escritos, o decano dos cardeais convocou uma sessão extra para o fim da tarde. O objetivo é que ninguém chegue à véspera do conclave sem ter tido a chance de falar ao colégio eleitoral.

Na primeira reunião do dia, os cardeais discutiram temas como a divisão da Igreja, o papel das organizações humanitárias ligadas à Caritas e os desafios de transmitir a fé num mundo fragmentado, informou o porta-voz da Santa Sé.

Os eleitores disseram que o próximo Papa deverá ter perfil pastoral, estar presente nas questões atuais e transmitir proximidade, como Francisco. Ao menos um cardeal lembrou o momento em que o Papa rezou sozinho da Praça de São Pedro no auge da pandemia, num gesto para incentivar a fé num período de grande incerteza.

Alguns cardeais também mencionaram a presença de “tantos jornalistas” no Vaticano. Além dos cerca de 250 repórteres que cobrem o cotidiano da Igreja, há mais de mil enviados especiais de todo o mundo para transmitir notícias do conclave.

Nesta segunda, o camerlengo Kevin Farrell sorteou os quartos que cada um dos 133 cardeais eleitores vai ocupar durante o período de isolamento no Vaticano. Eles ficaram espalhadas em dois prédios: Santa Marta, onde vivia o Papa Francisco, e Santa Marta Antiga, no mesmo conjunto.

Neste ano, o Vaticano não abrirá a Capela Sistina para fotógrafos e cinegrafistas antes do início da votação. As únicas imagens serão captadas e transmitidas pelo serviço de imprensa oficial da Santa Sé.

Acompanhe tudo sobre:Papa FranciscoPapasVaticanoIgreja Católica

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk