Mundo

Capturado suposto sequestrador de Ingrid Betancourt

De acordo com a Procuradoria, Patiño, "há 31 anos vinculado à (guerrilha) das Farc, foi o número dois da Frente 55 e esteve nos ataques" contra as populações de Mitú

Ingrid Betancourt: Betancourt foi sequestrada em 2002 e libertada em julho de 2008 em uma operação militar (©AFP/Arquivo / Joel Saget)

Ingrid Betancourt: Betancourt foi sequestrada em 2002 e libertada em julho de 2008 em uma operação militar (©AFP/Arquivo / Joel Saget)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de julho de 2012 às 13h14.

Bogotá - As autoridades colombianas capturaram na segunda-feira em uma operação no sul do país um dos supostos responsáveis pelo sequestro da ex-candidata presidencial colombiana e francesa Ingrid Betancourt e do general da polícia Luis Mendieta, informou a Procuradoria.

Segundo a informação, unidades do Corpo Técnico de Investigação (CTI), com o apoio do exército, capturaram na aldeia de El Retorno, no departamento de Caquetá (sul), Marco Patiño, conhecido como "Efren" ou "Patequeso", acusado de "manter em cativeiro" Betancourt e outro grupo de pessoas, entre elas Mendieta.

De acordo com a Procuradoria, Patiño, "há 31 anos vinculado à (guerrilha) das Farc, foi o número dois da Frente 55 e esteve nos ataques" contra as populações de Mitú, capital do departamento de Vaupés e Miraflores, em Guaviare (sudoeste), realizados em 1998.

Betancourt foi sequestrada em 2002 e libertada em julho de 2008 em uma operação militar que conseguiu resgatar, além da política, outras 14 pessoas, entre elas três assessores americanos e 11 militares.

Mendieta, por sua vez, sequestrado em 1998 na tomada de Mitú, também conseguiu ser libertado após uma operação do exército em junho de 2010 que permitiu a liberação de outros três membros das forças públicas.

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) são a principal guerrilha da Colômbia, com quase meio século de luta armada e cerca de 9.200 combatentes.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaFarcSequestros

Mais de Mundo

Trump está '100%' seguro de que alcançará acordo sobre tarifas com UE

Hamas afirma que está pronto para libertar os últimos reféns, mas recusa acordo provisório de trégua

Trump diz que está relutante em continuar aumentando as tarifas sobre a China

Trump diz que 'não tem pressa' para usar a opção militar contra o Irã