Mundo

Cápsula do tempo encontrada em estátua nos EUA revela segredos

Cápsula do tempo guardada 130 anos atrás na base da estátua de um general confederado foi aberta nesta quarta-feira, 22

Uma cápsula do tempo enterrada 130 anos atrás na base da estátua de um general confederado foi aberta nesta quarta-feira, revelando livros molhados e outros elementos (AFP/AFP)

Uma cápsula do tempo enterrada 130 anos atrás na base da estátua de um general confederado foi aberta nesta quarta-feira, revelando livros molhados e outros elementos (AFP/AFP)

A

AFP

Publicado em 22 de dezembro de 2021 às 21h39.

A estátua de bronze do General Robert E. Lee, que comandou o Exército da Virgínia do Norte durante a Guerra Civil, foi removida em setembro de Richmond, cidade que foi capital do Sul durante o conflito sangrento ocorrido entre 1861 e 1865. Inaugurada em 1890, a estátua equestre de Lee está entre as centenas de monumentos confederados considerados racistas nos Estados Unidos.

  • Fique por dentro das principais notícias do Brasil e do mundo. Assine a EXAME

Assim que a estátua foi removida, trabalhadores começaram a procurar no pedestal de granito de 12 metros uma cápsula do tempo que acredita-se ter sido escondida em sua base em 1887. Ela foi encontrada na semana passada, quando o pedestal foi desmontado, e levada para o Departamento de Recursos Históricos de Richmond.

O governador da Virgínia, Ralph Northam, abriu hoje o pequeno cofre, do tamanho de uma caixa de sapato. Um artigo de jornal de 1887 indicava que a cápsula continha relíquias da Guerra Civil, como a moeda confederada, mapas, uma bíblia e uma foto do presidente Abraham Lincoln, entre outros elementos.

A caixa também continha três livros, um envelope lacrado com uma fotografia e uma moeda de origem desconhecida. Os livros, o envelope e a foto foram afetados pela água que vazou no cofre.

Um dos livros é o "American Ephemeris and Nautical Almanac" de 1875, um guia para astrônomos, sobreviventes e navegadores. Outro parece ser um livro publicado em 1889, dois anos depois que o fechamento da cápsula do tempo foi anunciado, o que leva a especulações de que poderia haver outra cápsula do tempo escondida no pedestal.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)FotosLivros

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos