Mundo

Cápsula da SpaceX chega à ISS para resgatar astronautas no espaço; veja vídeo

Dupla está presa no espaço desde junho de 2024

Butch Wilmore e Suni Williams podem iniciar o retorno para casa a partir de quarta-feira (AFP)

Butch Wilmore e Suni Williams podem iniciar o retorno para casa a partir de quarta-feira (AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 16 de março de 2025 às 10h22.

Tudo sobreEspaço
Saiba mais

A cápsula Dragon Endurance, da SpaceX, atracou na Estação Espacial Internacional (ISS) na madrugada deste domingo. A missão, realizada em parceria com a Nasa, tem o objetivo de trazer de volta à Terra dois astronautas que estão "presos" no espaço desde junho de 2024.

O foguete partiu na noite da última sexta-feira, às 20h04. A viagem, que poderia ser mais uma missão rotineira de rotação da tripulação da Estação Espacial Internacional, é responsável por resgatar Suni Williams e Butch Wilmore, a dupla de astronautas que está "presa" no espaço desde junho de 2024.

Butch Wilmore e Suni Williams podem iniciar o retorno para casa a partir de quarta-feira, segundo a Nasa. A nova tripulação entrou por uma pequena escotilha a bordo do laboratório orbital. "É ótimo ver nossos amigos chegando", disse Williams, chamando o momento de um "dia maravilhoso".

 

Os dois astronautas da Nasa deveriam ter feito uma breve visita à estação espacial, mas a estadia, que está prestes a terminar, foi inesperadamente estendida para mais de nove meses.

Segundo comunicado da Nasa, equipes em solo concluíram inspeções do sistema hidráulico de suporte terrestre usado para fixação do braço que suporta o foguete Falcon 9 e limparam com sucesso uma bolsa de ar que pode ter impedido o lançamento na primeira tentativa, na quarta-feira.

— Estou extremamente orgulhoso de nossos engenheiros de solo da Nasa e da SpaceX e equipes de operações conjuntas por identificarem e resolverem rapidamente esse problema — disse Steve Stich, gerente do Programa de Tripulação Comercial da Nasa.

O que se sabe sobre a missão Crew-10?

A missão foi nomeada Crew-10 porque é a 10ª operação da SpaceX transportando astronautas de e para a Estação Espacial Internacional. A tripulação da Crew-10 inclui quatro astronautas. Anne McClain, da Nasa, é a comandante da Crew-10; Nichole Ayers, também da Nasa, é a piloto; Takuya Onishi é da Jaxa (a agência espacial japonesa), e Kirill Peskov é da Roscosmos (a agência espacial russa).

A dupla será resgatada da estação espacial?

Não exatamente. A espaçonave que trará Williams e Wilmore de volta está acoplada à estação espacial desde setembro do ano passado e poderia ter retornado à Terra a qualquer momento.

Os dois astronautas partiram para a estação espacial em junho de 2024 a bordo da Starliner, uma cápsula construída pela Boeing sob contrato da Nasa. A missão era um voo de teste, mas problemas de propulsão fizeram com que funcionários da Nasa decidissem não utilizar a Starliner para trazer os astronautas de volta.

Em setembro, a Starliner desacoplou da estação espacial, reentrou na atmosfera e pousou no Novo México sem problemas – mas sem nenhum tripulante a bordo. A Nasa, então, precisou encontrar um novo meio de transporte para Williams e Wilmore. A missão Crew-9, que partiu semanas depois do retorno da Starliner, teve dois astronautas removidos da lista para abrir espaço para Williams e Wilmore na cápsula Crew Dragon da SpaceX.

A Crew-9 poderia ter trazido Williams e Wilmore de volta a qualquer momento depois disso, mas isso teria deixado a estação espacial com poucos tripulantes, prejudicando experimentos científicos, operações e manutenção.

A Nasa e a SpaceX poderiam ter acelerado o lançamento da Crew-10 para antecipar o retorno dos astronautas, mas a Nasa decidiu que era melhor mantê-los na equipe da estação espacial e seguir o cronograma original.

Acompanhe tudo sobre:SpaceXEspaço

Mais de Mundo

Em encontro com Boric, Lula diz que Trump trata latinos como 'inimigos'

Eleições no Canadá registram recorde de votação antecipada

Irã anuncia adiamento da reunião técnica nuclear com os EUA para sábado