Mundo

Caos em tráfego aéreo britânico diminui após falha

Falha no sistema, que afetou estações de controle do tráfego aéreo, foi a culpada por atrapalhar milhares de passageiros


	Avião decola do aeroporto de Heathrow: pequeno número de voos continua atrasado ou foi cancelado em Heathrow, em Londres
 (Andrew Winning/Reuters)

Avião decola do aeroporto de Heathrow: pequeno número de voos continua atrasado ou foi cancelado em Heathrow, em Londres (Andrew Winning/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de dezembro de 2014 às 13h56.

Londres - Uma falha no sistema, que afetou estações de controle do tráfego aéreo, foi a culpada por atrapalhar milhares de passageiros que entram e saem dos maiores aeroportos da Grã-Bretanha, afirmaram oficiais, conforme os serviços voltaram ao normal neste sábado.

Um pequeno número de voos continua atrasado ou foi cancelado em Heathrow, em Londres, que se autodenomina o aeroporto internacional mais movimentado no mundo, de acordo com seu website.

Funcionários de tráfego aéreo disseram na sexta-feira que a falha no sistema aconteceu durante a troca dos controladores de voo, cujas estações de trabalho são colocadas em operação ou em espera, conforme a necessidade.

“Neste caso, a transição entre dois estados causou a falha do sistema, que não havia sido notada anteriormente”, afirmou o Serviço Nacional de Tráfego Aéreo em um comunicado.

“A falha significa que os controladores não conseguiram acessar todas as informações sobre os planos de voo individuais, o que aumenta o volume de trabalho significativamente”, disse a entidade, acrescentando que o tráfego foi então reduzido.

O secretário de Transportes, Patrick McLoughlin exigiu, na sexta-feira, uma explicação completa para o problema que obrigou as autoridades a limitar o acesso ao espaço aéreo britânico em um dos períodos mais movimentados do ano.

Esta falha foi o segundo incidente em pouco mais de um ano a afetar o centro de controle do SNTA em Swanwick, no sudeste da Inglaterra, um dos dois principais centros.

Acompanhe tudo sobre:AeroportosAviaçãoEuropaLondresMetrópoles globaisReino UnidoSetor de transporteTransportes

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado