Mundo

Candidatura de Putin à presidência russa será apresentada em novembro

Decisão de Putin de retornar ao Kremlin foi criticada pela oposição comunista e liberal

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, não agradou a alguns setores com sua decisão (Alexei Nikolsky/AFP)

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, não agradou a alguns setores com sua decisão (Alexei Nikolsky/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2011 às 10h45.

Moscou - O partido governista Rússia Unida (RU) anunciou nesta quarta-feira que apresentará a candidatura do atual primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, à presidência do país no final de novembro, às vésperas das eleições parlamentares de 2 de dezembro.

O dirigente do RU, Sergei Neverov, antecipou nesta quarta-feira que a nomeação oficial de Putin ocorrerá por volta de 27 de novembro em um congresso que também contará com a presença do atual presidente russo, Dmitri Medvedev, segundo as agências de notícias locais.

Putin falou pela primeira vez nesta quarta-feira sobre sua decisão de retornar ao Kremlin após as eleições presidenciais de março de 2012. 'Acho que a decisão que tomei com o atual presidente, Dmitri Medvedev, é absolutamente correta, já que reforçará o sistema de governo', disse.

O atual premiê considera que a dupla formada desde maio de 2008 com Medvedev merece elogios por sua gestão econômica durante a crise. Ele destacou que ambos conseguiram dobrar o Produto Interno Bruto (PIB), reduzir à metade o número de pobres e elaborar um plano de desenvolvimento a longo prazo.

'Esperamos receber o apoio dos eleitores, já que passamos por um período difícil no nosso país devido à crise financeira global, com perdas mínimas', ressaltou o chefe de governo.

A decisão de Putin de retornar ao Kremlin foi criticada pela oposição comunista e liberal, além de diversos observadores políticos ocidentais, que preferiam que Medvedev continuasse na chefia de Estado.

O atual presidente - que expressou publicamente sua vontade de permanecer no Kremlin, mas reconheceu que os russos preferem Putin - deve liderar a lista do RU nas eleições legislativas nas quais o partido governista é o grande favorito à vitória.

A Rússia é um sistema presidencialista em que o chefe de Estado elege o primeiro-ministro. Por isso, espera-se que Putin substitua Medvedev em maio de 2012 no Kremlin e que este último seja nomeado para liderar o Executivo. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEleiçõesEuropaRússia

Mais de Mundo

Diplomação de Donald Trump acontece no Congresso dos EUA nesta segunda

Biden sanciona lei para aumentar benefícios do Seguro Social nos EUA

Aliado de Maduro é confirmado como presidente do Parlamento na Venezuela

Agência de Energia Atômica detecta fortes explosões perto da usina de Zaporizhzhya, na Ucrânia