Mundo

Candidatura de Putin à presidência russa será apresentada em novembro

Decisão de Putin de retornar ao Kremlin foi criticada pela oposição comunista e liberal

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, não agradou a alguns setores com sua decisão (Alexei Nikolsky/AFP)

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, não agradou a alguns setores com sua decisão (Alexei Nikolsky/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2011 às 10h45.

Moscou - O partido governista Rússia Unida (RU) anunciou nesta quarta-feira que apresentará a candidatura do atual primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, à presidência do país no final de novembro, às vésperas das eleições parlamentares de 2 de dezembro.

O dirigente do RU, Sergei Neverov, antecipou nesta quarta-feira que a nomeação oficial de Putin ocorrerá por volta de 27 de novembro em um congresso que também contará com a presença do atual presidente russo, Dmitri Medvedev, segundo as agências de notícias locais.

Putin falou pela primeira vez nesta quarta-feira sobre sua decisão de retornar ao Kremlin após as eleições presidenciais de março de 2012. 'Acho que a decisão que tomei com o atual presidente, Dmitri Medvedev, é absolutamente correta, já que reforçará o sistema de governo', disse.

O atual premiê considera que a dupla formada desde maio de 2008 com Medvedev merece elogios por sua gestão econômica durante a crise. Ele destacou que ambos conseguiram dobrar o Produto Interno Bruto (PIB), reduzir à metade o número de pobres e elaborar um plano de desenvolvimento a longo prazo.

'Esperamos receber o apoio dos eleitores, já que passamos por um período difícil no nosso país devido à crise financeira global, com perdas mínimas', ressaltou o chefe de governo.

A decisão de Putin de retornar ao Kremlin foi criticada pela oposição comunista e liberal, além de diversos observadores políticos ocidentais, que preferiam que Medvedev continuasse na chefia de Estado.

O atual presidente - que expressou publicamente sua vontade de permanecer no Kremlin, mas reconheceu que os russos preferem Putin - deve liderar a lista do RU nas eleições legislativas nas quais o partido governista é o grande favorito à vitória.

A Rússia é um sistema presidencialista em que o chefe de Estado elege o primeiro-ministro. Por isso, espera-se que Putin substitua Medvedev em maio de 2012 no Kremlin e que este último seja nomeado para liderar o Executivo. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEleiçõesEuropaRússia

Mais de Mundo

Onda de frio causa 2 mil acidentes de trânsito na Virgínia e Carolina do Norte, nos EUA

Trump classifica a agência de notícias Associated Press como 'organização de esquerda radical'

Às vésperas de se reunir com Trump em Washington, Macron conversa com Zelensky sobre guerra

Senado confirma Kash Patel, apoiador de Trump, como diretor do FBI