Mundo

Candidato do governo vence eleição em Tóquio, diz mídia

A eleição foi convocada depois de o governador anterior renunciar por ter aceito 50 milhões de ienes (US$ 500 mil) de um magnata do setor hospitalar


	Yoichi Masuzoe: ele é uma ex-personalidade da TV japonesa e também ex-ministro da Saúde
 (Getty Images)

Yoichi Masuzoe: ele é uma ex-personalidade da TV japonesa e também ex-ministro da Saúde (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2014 às 09h39.

Tóquio - Candidato apoiado pelo governo japonês, Yoichi Masuzoe venceu a eleição para governador de Tóquio neste domingo, segundo a mídia local.

Pesquisas de boca de urna divulgadas pela emissora NHK e outros grupos de mídia indicaram a vitória de Masuzoe, uma ex-personalidade da TV japonesa e também ex-ministro da Saúde, apesar do comparecimento relativamente fraco dos eleitores às urnas.

"Quero fazer de Tóquio a cidade número 1 do mundo em áreas que incluem prevenção de desastres, bem-estar social e economia", disse Masuzoe a repórteres.

Masuzoe, que contou com o apoio do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, é conhecido por defender o uso da energia nuclear. Os candidatos que ficaram em segundo e terceiro lugares na eleição de hoje são contrários a usinas nucleares. Abe tem planos de reativar os 50 reatores nucleares japoneses que foram desligados após o desastre de Fukushima.

Cerca de 34% dos votantes compareceram às urnas, representando uma queda de mais de dez pontos porcentuais em relação à eleição anterior na metrópole japonesa, que ontem foi atingida pela maior nevasca em quase meio século.

A eleição foi convocada depois de o governador anterior renunciar por ter aceito 50 milhões de ienes (US$ 500 mil) de um magnata do setor hospitalar. Fontes: Dow Jones Newswires e Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaMetrópoles globaisJapãoTóquioEleições

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista