Mundo

Candidatas são primeiras indígenas a chegar à Câmara dos EUA

Deb Haaland, do Novo México, ganhou de sua oponente, Janice Arnold-Jones, com 59% dos votos contra 36%

Deb Haaland: democrata do Novo México foi eleita para a Câmara de Representantes dos Estados Unidos (Brian Snyder/Reuters)

Deb Haaland: democrata do Novo México foi eleita para a Câmara de Representantes dos Estados Unidos (Brian Snyder/Reuters)

E

EFE

Publicado em 7 de novembro de 2018 às 07h50.

Última atualização em 7 de novembro de 2018 às 09h37.

Phoenix - As candidatas democratas Deb Haaland, do Novo México, e Sharice Davids, do Kansas, fizeram história nesta terça-feira ao se transformarem nas primeiras mulheres indígenas a serem eleitas para a Câmara de Representantes dos Estados Unidos, segundo dados provisórios.

Haaland ganhou no tradicionalmente democrata Distrito 1 da sua oponente republicana, Janice Arnold-Jones, com 59% dos votos, contra 36% da candidata conservadora, no momento em que 87% dos sufrágios foram apurados.

A este histórico triunfo se soma o de Davids, que foi eleita com 53% dos votos, contra 44% de seu oponente republicano, Kevin Yode, com 100% dos votos contabilizados.

Davids fez história hoje de distintas maneiras. Primeiro ao deixar no caminho pela luta do Terceiro Distrito do Kansas o veterano Yoder, que tinha completado quatro mandatos no Congresso.

Davids, ex-lutadora de MMA e advogada, é a primeira mulher nativa americana e a primeira lésbica eleita para o Congresso.

Por sua parte, Haaland, que dirigiu o Partido Democrata do Novo México de 2015 a 2017 e foi diretora de voto de nativos americanos na campanha presidencial de Barack Obama em 2012, ocupará a vaga deixada pela também democrata Michelle Lujan Grisham, que foi eleita hoje governadora do Novo México.

Mais de 10.000 pessoas serviram na Câmara de Representantes e quase 1.300 no Senado federal na história dos EUA, e nenhum deles foi uma mulher indígena.

Agora, estas duas mulheres se unirão aos outros dois nativos americanos que atualmente trabalham na Câmara de Representantes: os republicanos Markwayne Mullin e Tom Cole, ambos de Oklahoma, que foram reeleitos hoje, segundo dados provisórios.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)Partido Democrata (EUA)

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia