Mundo

Canadá: governo cai após moção de censura

Moção de censura, considerada "histórica", foi apoiada por 156 votos

Stephen Harper em coletiva: ao sair da residência do representante da rainha da Inglaterra, o primeiro-ministro deverá anunciar a data das eleições, a quarta em sete anos (AFP)

Stephen Harper em coletiva: ao sair da residência do representante da rainha da Inglaterra, o primeiro-ministro deverá anunciar a data das eleições, a quarta em sete anos (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de março de 2011 às 09h29.

Ottawa- O Parlamento canadense votou nesta sexta-feira uma moção de censura contra o governo conservador minoritário de Stephen Harper, o que antecipará a sua queda e a realização de eleições legislativas antecipadas no início de maio.

A moção de censura, considerada "histórica", foi apoiada por 156 votos, ou seja, pelo conjunto dos deputados de oposição presentes, contra 145 votos dos conservadores.

Trata-se de algo inédito na história do parlamentarismo britânico, cujo modelo é seguido no Canadá, país da "Commonwealth" que tem como chefe de Estado a rainha Elizabeth II.

Depois da sessão, Harper e o chefe do bloco liberal, Michael Ignatieff, fizeram declarações que inauguravam a campanha eleitoral, o primeiro centrou-se na economia e o segundo nas questões éticas e de democracia.

Harper não citou as razões que levaram a oposição a censurar seu governo, mas defendeu seu orçamento e invocou a necessidade de defender a reativação da economia ainda "frágil".

"Infelizmente, afirmou, Ignatieff e seus aliados da coalizão, o NPF (Novo Partido Democrático, de esquerda) e o Bloque Quebequés deram a entender que já tinham decidido ir às eleições", algo que os canadenses "claramente não queriam".

O premiê em fim de mandato deverá anunciar provavelmente no sábado ao governador-geral David Johnston sua demissão e a dissolução do Parlamento. Ao sair da residência do representante da rainha da Inglaterra, o primeiro-ministro deverá anunciar a data das eleições, a quarta em sete anos.

 

Acompanhe tudo sobre:CanadáCensuraEleiçõesPaíses ricos

Mais de Mundo

EUA abre investigação contra Harvard por causa de patrocínio de vistos internacionais

Espanha pede união contra protecionismo de Trump em visita ao Paraguai

Efeitos das tarifas antidumping de grafite chinês impactam Tesla e indústria de baterias

Milei vai privatizar estatal de saneamento que atende a Grande Buenos Aires