Mundo

Canadá expulsará diplomata venezuelano por retaliação

A Venezuela expulsou embaixadores brasileiros e canadenses por terem posições críticas ao governo

Bandeira da Venezuela: governo do país afirma que outros países estão apoiando golpe de direita (John Moore/Getty Images)

Bandeira da Venezuela: governo do país afirma que outros países estão apoiando golpe de direita (John Moore/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 25 de dezembro de 2017 às 15h39.

Toronto - O Canadá vai expulsar um diplomata venezuelano e impedir que o embaixador do país retorne, disse a ministra canadense das Relações Exteriores, Chrystia Freeland, nesta segunda-feira, depois de o país sul-americano expulsar enviados do Canadá e do Brasil por críticas feitas contra o histórico do governo venezuelano nos direitos humanos.

Nações ocidentais e vizinhos latino-americanos têm cada vez mais criticado o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, neste ano, acusando-o de atacar a democracia e os direitos humanos.

A Venezuela afirma que governos estrangeiros estão tentando encorajar um golpe de direita no país.

A Venezuela já retirou seu embaixador do Canadá em protesto contra sanções do governo canadense ao governo Maduro, impostas em setembro.

Em comunicado, Freeland disse que o embaixador não é mais bem-vindo no Canadá e que o encarregado venezuelano de assuntos é persona non grata.

Freeland disse que a expulsão pela Venezuela do diplomata canadense no fim de semana é "típica do regime de Maduro, que consistentemente minou todos os esforços para restaurar a democracia e para ajudar o povo venezuelano".

"Os canadenses não aceitarão que o governo da Venezuela roube os direitos democráticos e de direitos humanos fundamentais de seu povo, e nega a ele acesso a assistência humanitária básica", disse ela no comunicado.

Acompanhe tudo sobre:CanadáVenezuelaDiplomacia

Mais de Mundo

Trump anuncia que vai classificar Antifa como organização terrorista

Deputados rejeitam vetos de Milei, que acumula derrotas na Argentina

Após mobilização de forças dos EUA, Venezuela realiza exercícios militares em ilha do Caribe

Cuba estima em US$ 7,556 bilhões custo anual das sanções aplicadas pelos EUA