Mundo

Canadá deixará de utilizar carvão para eletricidade em 2030

A ministra do Meio Ambiente do Canadádisse que a medida permitirá a redução das emissões em mais de 5 megatoneladas

Carvão: ao todo, 11% da energia elétrica gerada atualmente no Canadá é produzida por usinas de carvão (Jono Brennan/ CC)

Carvão: ao todo, 11% da energia elétrica gerada atualmente no Canadá é produzida por usinas de carvão (Jono Brennan/ CC)

E

EFE

Publicado em 21 de novembro de 2016 às 16h40.

Toronto - O governo canadense anunciou nesta segunda-feira que deixará de utilizar o carvão para produzir eletricidade em 2030 e que quer até lá ter 90% da sua capacidade de geração de eletricidade com fontes que não causem o efeito estufa.

Ao anunciar a medida, a ministra do Meio Ambiente do Canadá, Catherine McKenna, afirmou em entrevista coletiva que "a eliminação de carvão tradicional da mistura energética e sua substituição com tecnologias mais limpas, reduzirá de forma significativa" as emissões canadenses.

Catherine disse que a medida permitirá a redução das emissões em mais de 5 megatoneladas, o que equivale à eliminação de 1,3 milhão de automóveis.

Ao todo, 11% da energia elétrica gerada atualmente no Canadá é produzida por usinas de carvão, que são responsáveis por mais de 70% das emissões de gases causadores do efeito estufa do setor de geração de eletricidade e de 8% do total das emissões do país.

O setor elétrico afirma que 83% da energia gerada no país não emite esses nocivos gases.

O governo canadense anunciou que a eliminação das usinas de carvão será apoiada com verba do Canadian Infrastructure Bank, recém-criado pelo governo em Ottawa, mas o plano foi rejeitado hoje por uma das quatro províncias do país que ainda utilizam o carvão como base.

O primeiro-ministro da província de Saskatchewan, o conservador Brad Wall, disse que irá se opor a qualquer "tentativa de implantar um imposto ao carvão" na província.

Acompanhe tudo sobre:CanadáCarvãoEnergia elétricaMeio ambiente

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia