Mundo

Campanha de Obama anuncia arrecadação de US$ 29 milhões

98% do montante resultam de contribuições no valor de 250 dólares ou menos

Obama cumprimenta eleitores durante campanha de arrecadação em San Franciso: arrecadação permite aos candidatos passar meses fazendo campanha pelo país (Saul Loeb/AFP)

Obama cumprimenta eleitores durante campanha de arrecadação em San Franciso: arrecadação permite aos candidatos passar meses fazendo campanha pelo país (Saul Loeb/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de fevereiro de 2012 às 09h44.

Washington - A equipe de campanha do presidente Barack Obama anunciou no Twitter nesta sexta-feira que foram arrecadados 29,1 milhões de dólares em janeiro para a reeleição, 98% dos quais resultantes de contribuições no valor de 250 dólares ou menos.

A arrecadação de fundos é crucial nas eleições americanas, já que permite aos candidatos passar meses fazendo campanha por todo o país e pagando propagandas na televisão.

O favorito do Partido Republicano, Mitt Romney, arrecadou 24 milhões de dólares durante os três últimos meses de 2011, indicou no mês passado sua equipe de campanha.

O uso dos chamados 'super-PACS' (comitês de ação política), que não possuem um limite de doações e podem arrecadar fundos ilimitados sem ter vínculos oficiais com a campanha política de um candidato, elevou as apostas para 2012.

Obama se opôs em 2010 a uma decisão do Supremo Tribunal, que acabou com as leis de financiamento das campanhas e autorizou empresas e indivíduos a fazerem doações ilimitadas a grupos externos que apoiam os candidatos.

No entanto, evidenciando uma mudança de parecer no início deste mês, a equipe de Obama incentivou os democratas com dinheiro a apoiar um super-PAC, argumentando que os democratas não devem ficar "unilateralmente desarmados" para fazer frente a uma injeção em massa de dinheiro em efetivo para os republicanos.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleiçõesEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"