Mundo

Câmara Municipal dá título de cidadã paulistana a Dilma

Vereador cita declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a qual Dilma seria a "mãe" do PAC

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou na tarde de hoje, em votação simbólica, projeto de decreto legislativo do vereador Antônio Donato (PT) que concede o título de cidadã paulistana à candidata do PT à sucessão presidencial, Dilma Rousseff. A homenagem foi dada à petista, nascida em Belo Horizonte, por "serviços prestados" em favor da capital paulista, na época em que foi ministra da Casa Civil.

A proposta foi protocolada no mês de maio após o anúncio da candidatura da petista. Na época, Dilma já havia se afastado do cargo de ministra. O regimento da Câmara Municipal proíbe que esse tipo de homenagem seja dado a quem tenha um cargo eletivo. Com as eleições deste ano, a entrega do título, em sessão solene ainda não tem data marcada. O decreto será publicado na edição de amanhã do Diário Oficial.

No texto da proposta, o vereador cita declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a qual Dilma seria a "mãe" do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), e ressalta que a candidata "chamou a atenção de Lula pela coragem de encarar situações difíceis e pela capacidade técnica". A única bancada a registrar voto contra foi a do PSDB.

Leia mais sobre Política

Siga as últimas notícias de Eleições 2010 no Twitter

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDilma RousseffMetrópoles globaisPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadoressao-paulo

Mais de Mundo

Justiça da Bolívia retira Evo Morales da chefia do partido governista após quase 3 décadas

Aerolineas Argentinas fecha acordo com sindicatos após meses de conflito

Agricultores franceses jogam esterco em prédio em ação contra acordo com Mercosul

Em fórum com Trump, Milei defende nova aliança política, comercial e militar com EUA