Mundo

Câmara dos Deputados do Uruguai aprova eutanásia no país; projeto segue para o Senado

Proposta inclui pacientes com doenças incuráveis e segue modelo de outros países da América Latina

Uruguai aprova eutanásia na Câmara dos Deputados (Matt Rubens/Wikimedia Commons)

Uruguai aprova eutanásia na Câmara dos Deputados (Matt Rubens/Wikimedia Commons)

Publicado em 13 de agosto de 2025 às 18h16.

Última atualização em 13 de agosto de 2025 às 19h12.

A Câmara dos Deputados do Uruguai aprovou nesta quarta-feira, 13, a legalização da eutanásia, que permite que adultos com doenças terminais ou incuráveis solicitem morte assistida.

A votação terminou com 64 votos favoráveis, em um plenário com 99 assentos. O texto agora segue para análise do Senado, que deve votar a legislação ainda neste ano.

Segundo a proposta, adultos mentalmente competentes que enfrentam doenças terminais ou incuráveis podem solicitar a morte assistida.

Uma emenda à proposta original de 2022 determina que, se dois médicos discordarem sobre a autorização da eutanásia, o caso seja encaminhado a uma junta médica. A medida visa assegurar consenso entre profissionais e proteger legalmente o procedimento.

O deputado Luis Gallo, da coalizão governista Frente Ampla, destacou que o pedido é pessoal e deve respeitar a vontade do paciente sem interferências externas.

“Não nos esqueçamos de que o pedido é estritamente pessoal: ele respeita a vontade livre e individual do paciente, sem interferência, porque diz respeito à sua vida, ao seu sofrimento, à sua decisão de não continuar vivendo”, declarou.

Contexto internacional

Pesquisas indicam apoio público significativo à eutanásia no Uruguai, incluindo adesão do presidente Yamandú Orsi. O país já avançou em outras pautas sociais, como a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, do aborto e do uso da maconha.

A medida segue o modelo da Colômbia e do Equador, inserindo o Uruguai em uma mudança social na América Latina, uma região historicamente predominantemente católica.

Em dezembro de 2023, Cuba aprovou uma lei de saúde pública que permite a eutanásia, mas o texto só poderá entrar em vigor após regulamentação pelo Ministério da Saúde.

Acompanhe tudo sobre:UruguaiMortesCâmara dos Deputados

Mais de Mundo

Câmara dialoga com assessores de deputada que estava em flotilha interceptada por Israel, diz Motta

No 2º dia do 'shutdown', Trump quer cortes em 'agências democratas' e mira os adversários políticos

Ataque em sinagoga em Manchester deixa mortos e feridos durante Yom Kippur

Bessent anuncia reunião em breve com ministro argentino