Mundo

Câmara cassa mandato do prefeito de Campinas

Hélio de Oliveira Santos (PDT) é acusado de fraudes em contratos de saneamento e irregularidades em loteamentos do município

Apenas um entre os 33 vereadores votou contra a perda de mandato do ex-prefeito de Campinas (Morio/Wikimedia Commons)

Apenas um entre os 33 vereadores votou contra a perda de mandato do ex-prefeito de Campinas (Morio/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2011 às 10h10.

Em sessão que durou mais de 44 horas, a Câmara Municipal de Campinas, no interior de São Paulo, cassou, na madrugada deste sábado, o mandato do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT). Apenas um entre os 33 vereadores da Casa votou contra a perda de mandato: Sérgio Benasse (PCdoB).

De acordo com denúncias que tiveram como base investigações do Ministério Público Estadual (MPE), o agora ex-prefeito esteve envolvido com fraudes em contratos da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) e irregularidades no sistema de liberação de loteamentos e de empreendimentos imobiliários do município.
 
Ao final da sessão, o presidente da Câmara, Pedro Serafim Junior (PDT) assinou um decreto legislativo determinando a cassação de Santos. Agora, o vice-prefeito, Demétrio Villagra (PT), assume o posto.
 
"Não estou feliz com o que aconteceu, porque isso não se faz com ninguém. Mas tenho confiança de que a cidade vai se recuperar. Campinas é muito maior que essa crise”, disse Serafim Junior. O decreto da cassação será publicado no Diário Oficial do Município e o resultado será enviado à Justiça Eleitoral.
 
A sessão de julgamento começou às 9 horas da quinta-feira e só terminou às 5h34 deste sábado. Apenas para a leitura do relatório final, que tem pouco mais de 1.000 páginas, foram necessárias 38 horas. As páginas de 611 a 1.219, que faziam referência às denúncias do Ministério Público Estadual, que correm sob segredo de Justiça, foram excluídas da leitura.

Acompanhe tudo sobre:Crise políticaEscândalosFraudesJustiçaLegislaçãoOposição política

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos