Mundo

Calor extremo afeta países do norte em solstício de verão

Nesta quarta , dia do solstício de verão - dia mais longo do ano - meteorologistas disseram que as temperaturas deveriam alcançar 37º C em Paris

Verão: a OMM disse que a Terra estava passando por "outro ano excepcionalmente quente" (Heinz-Peter Bader/Reuters)

Verão: a OMM disse que a Terra estava passando por "outro ano excepcionalmente quente" (Heinz-Peter Bader/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 21 de junho de 2017 às 18h40.

Singapura - O calor extremo ao longo de grandes partes do hemisfério norte aumentou os temores para plantações na China, desencadeou incêndios florestais em Portugal e no extremo leste da Rússia, forçou cancelamentos de voos no sudoeste dos EUA e derreteu asfalto em estradas da Inglaterra.

Nesta quarta-feira, dia do solstício de verão --o dia mais longo do ano-- meteorologistas disseram que as temperaturas deveriam alcançar 37 graus Celsius em Paris, 38 graus Celsius em Madrid e 34 graus Celsius em Londres, com alerta para trovoadas.

Arredondando as temperaturas recordes estabelecidas nos últimos dois meses, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) disse que a Terra estava passando por "outro ano excepcionalmente quente" e que as ondas de calor estavam anormalmente precoces.

"Partes da Europa, Oriente Médio, Norte da África e Estados Unidos tiveram temperaturas extremamente altas em maio e junho, com uma série de recordes quebrados", disse a OMM nesta terça-feira.

A tendência vista durante os últimos dois meses colocou as temperaturas médias mensais globais entre as mais altas já registradas desde que os dados começaram a ser coletados em 1880.

Na China, maior produtor de grãos do mundo, as condições quentes e secas no principal cinturão de milho atrasaram o plantio e comprometeram o desenvolvimento da lavoura, especialmente na província de Liaoning, onde a umidade do solo está em seus menores níveis em ao menos cinco anos.

Acompanhe tudo sobre:CalorAquecimento globalRegião Norte

Mais de Mundo

Trump e Putin dizem ter avançado em conversas, mas não anunciam medidas em encontro no Alasca

Decisão poupa Argentina de entregar ações da YPF enquanto recursos não forem resolvidos

Governo Trump cria 'lista de lealdade' e classifica empresas por apoio a seu pacote fiscal

Avião B-2, modelo usado em ataque no Irã, passa perto de Putin em encontro com Trump; assista