Mundo

Califórnia tenta novamente se separar dos Estados Unidos

Nova proposta de votação da "Calexit" exige uma convenção constitucional para revisar um dos documentos fundadores do país

Com quase 40 milhões de pessoas, a Califórnia é o estado mais populoso dos EUA e a sexta maior economia do mundo (Mark Ralston/AFP)

Com quase 40 milhões de pessoas, a Califórnia é o estado mais populoso dos EUA e a sexta maior economia do mundo (Mark Ralston/AFP)

A

AFP

Publicado em 18 de agosto de 2017 às 09h20.

Um grupo de californianos apresentou mais uma iniciativa para se separar dos Estados Unidos, que passa por uma das piores crises políticas da sua história recente.

A nova proposta de votação da "Calexit", apresentada nesta quinta-feira por um grupo político marginal, exige uma convenção constitucional para revisar um dos documentos fundadores do país por motivos incompatíveis com o que a Califórnia representa.

"A atual relação entre o governo federal dos Estados Unidos da América e da Califórnia impede a Califórnia, e outros estados, de se apropriar do futuro e deve ser revisada", afirma a iniciativa.

Os apoiadores esperam que a medida - semelhante a outras duas apresentadas este ano mas que não foram para frente - seja apresentada aos eleitores na votação de 2018.

A nova proposta, intitulada "A Califórnia exige uma Convenção Constitucional", precisaria do apoio da legislatura estadual antes de ser submetida ao Congresso.

Com quase 40 milhões de pessoas, a Califórnia é o estado mais populoso dos EUA e a sexta maior economia do mundo.

Acompanhe tudo sobre:CalifórniaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Política

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido