Imigrantes protestam na Califórnia: lei vai criminalizar ilegal empregado e seu empregador (Justin Sullivan/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 24 de novembro de 2010 às 09h04.
Los Angeles - A secretária de Estado da Califórnia autorizou na terça-feira o início de um período para a obtenção de assinaturas de apoio para uma proposta aos eleitores locais de uma lei de imigração similar à polêmica legislação do Arizona, que pretende igualar as pessoas sem documentos a criminosos.
A proposta "Apoio à Lei de Imigração Federal" foi apresentada em setembro às autoridades estaduais por Michael Erickson, um ativista do movimento ultraconservador Tea Party da área de São Francisco (norte da Califórnia e tradicionalmente liberal).
Segundo um comunicado da secretária de Estado da Califórnia, Debra Bowen, a proposta "transforma em crime o fato de pessoas sem documentos procurarem emprego ocultado o status migratório, assim como também criminaliza qualquer empregador que contrate uma pessoa sem documento deliberadamente ou por negligência".
A proposta tem o mesmo tom da legislação do Arizona, que há alguns meses provocou protestos e um grande debate nos Estados Unidos, além de críticas em todo o mundo, particularmente dos presidentes latino-americanos.