Mundo

Cai otimismo das famílias americanas em agosto

O índice de confiança dos consumidores na economia caiu 14,7 pontos em relação a julho

Consumidora americana vai às compras: o mês de agosto foi marcado por uma alta importante do pessimismo sobre as perspectivas a curto prazo, segundo instituto (AFP)

Consumidora americana vai às compras: o mês de agosto foi marcado por uma alta importante do pessimismo sobre as perspectivas a curto prazo, segundo instituto (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2011 às 12h28.

Washington - O otimismo das famílias americanas caiu em agosto ao seu nível mais baixo desde abril de 2009, indicou nesta terça-feira o instituto privado Conference Board.

O índice de confiança dos consumidores na economia divulgado por este centro de estudos de conjuntura caiu 14,7 pontos em relação a julho, situando-se em 44,5. Os analistas esperavam uma queda menor, prevendo um índice de 52,0.

"A confiança dos consumidores retrocedeu fortemente em agosto como consequência de uma alta importante do pessimismo sobre as perspectivas a curto prazo", ressalta o CB em um comunicado.

O instituto considera que "um dos fatores que podem ter contribuído" para minar o otimismo dos lares "pode ser as negociações sobre o aumento do limite da dívida" pública americana, que culminou no início de agosto com um aumento do teto, ao término de um psicodrama político.

Já na sexta-feira passada foi publicado o outro importante índice de confiança das famílias americanas, realizado pela Universidade de Michigan, que caiu em agosto ao seu piso desde novembro de 2008.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)ConsumoConfiança

Mais de Mundo

'Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza', diz secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Protesto contra ofensiva de Israel em Gaza reúne entre 60 mil pessoas em Berlim

Venezuela realiza exercícios com a população para enfrentar terremotos e 'ameaça' dos EUA

Após ter visto revogado pelos EUA, Petro diz que 'não se importa' e que é 'livre no mundo'