Mundo

Novato, Pete Buttigieg assume 2ª posição na disputa democrata nos EUA

Na disputa democrata pela presidência dos EUA, apoio à progressista Elizabeth Warren cai e favorece ascensão do prefeito de South Bend, Pete Buttigieg

Pete Buttigieg: moderado prefeito de South Bend, Indiana, só fica atrás de Joe Biden (Ethan Miller / Staff/Getty Images)

Pete Buttigieg: moderado prefeito de South Bend, Indiana, só fica atrás de Joe Biden (Ethan Miller / Staff/Getty Images)

A

AFP

Publicado em 27 de novembro de 2019 às 08h26.

Última atualização em 28 de novembro de 2019 às 09h21.

O jovem prefeito Pete Buttigieg está na segunda posição da corrida democrata para a candidatura presidencial nos Estados Unidos, revela pesquisa divulgada nesta terça-feira, enquanto o apoio à progressista Elizabeth Warren cai devido à sua proposta de atendimento médico universal.

O moderado prefeito de South Bend, Indiana, que é gay, aparece à frente dos principais candidatos liberais conhecidos, como Warren e seu companheiro senador Bernie Sanders, sendo superado apenas pelo ex-vice-presidente Joe Biden, segundo a última pesquisa da Universidade de Quinnipiac.

Biden lidera com 24% entre os eleitores democratas e os independentes que se inclinam pelo partido, agora seguido por Buttigieg, 37 anos, que saltou de 10% para 16% em relação à pesquisa precedente.

Warren caiu de 28% para 14%, enquanto Sanders recuou de 16% para 13%.

A mesma pesquisa mostra o magnata e ex-prefeito de Nova York Mike Bloomberg, que recentemente lançou sua candidatura, com 3%.

A pesquisa da Quinnipiac entrevistou 1.355 eleitores, há apenas nove semanas das primárias de Iowa, onde Buttigieg lidera.

A pesquisa é um banho de água fria em Warren, que surfava em uma onda positiva nos últimos meses, mas caiu devido à oposição a sua proposta de Medicare para Todos, um plano universal que eliminaria os seguros de saúde privados.

Apenas 36% dos eleitores acreditam que seja uma boa ideia.

Buttigieg se mantém na quarta posição na média das pesquisas feita pelo RealClearPolitics, atrás de Biden, Sanders e Warren.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanas

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país