Mundo

Busto de Churchil nos EUA volta a ser alvo de polêmica

O conservador questionou o pedido feito pelo presidente dos EUA para que os britânicos permançam na UE, sugerindo que Obama odeia o Império Britânico


	Churchill: o conservador questionou o pedido feito pelo presidente dos EUA para que os britânicos permançam na UE, sugerindo que Obama odeia o Império Britânico
 (Brian Snyder / Reuters)

Churchill: o conservador questionou o pedido feito pelo presidente dos EUA para que os britânicos permançam na UE, sugerindo que Obama odeia o Império Britânico (Brian Snyder / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de abril de 2016 às 11h19.

O prefeito de Londres, Boris Johnson, retomou nesta sexta-feira a acusação de que Barack Obama retirou da Casa Branca um busto de Winston Churchill e obteve uma resposta irritada por parte de Downing Street e do neto do líder britânico.

Em um artigo publicado pelo jornal The Sun, o conservador questionou o pedido feito pelo presidente dos Estados Unidos para que os britânicos votem a favor da permanência do Reino Unido na União Europeia, sugerindo que Obama odeia o Império Britânico porque "é meio queniano".

Para ilustrar sua afirmação, contou o que aconteceu com o busto. "No primeiro dia do governo Obama, foi devolvido, sem cerimônias, à embaixada britânica em Washington", explicou Johnson, autor de uma biografia sobre o primeiro-ministro que liderou o país durante a Segunda Guerra Mundial.

"Alguns disseram que foi um desprezo em relação ao Reino Unido. Outros que foi o símbolo do desgostos ancestral pelo Império britânico a por parte do presidente meio queniano", concluiu.

O neto de Churchill, Nicholas Soames, deputado conservador como Johnson, respondeu no Twitter: "não é obrigatório ter o busto de Churchill no gabinete do presidente. Um argumento estúpido e irrelevante", escreveu, pedindo que Johnson "amadureça".

A Casa Branca já negou em 2012 que o busto tenha sido retirado da residência oficial, explicando que foi colocado em outro lugar.

Um porta-voz do atual primeiro-ministro britânico David Cameron disse que a decisão de colocar o busto em outro lugar não foi de Obama, e pediu que Johnson "se concentre em fatos".

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEstados Unidos (EUA)EuropaLondresMetrópoles globaisPaíses ricosPersonalidadesPolíticosReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto