Homem agita uma bandeira da Bulgária em frente ao Parlamento: "embaixador manchou o prestígio e a reputação do serviço diplomático" búlgaro, disse porta-voz (Nikolay Doychinov/AFP)
Da Redação
Publicado em 6 de novembro de 2013 às 12h54.
Sófia - A Bulgária retirou de forma antecipada seu embaixador no Brasil, Chavdar Nikolov, acusado de não ter informado às autoridades do país europeu sobre a expulsão do território brasileiro de um ex-campeão olímpico búlgaro condenado por tráfico de cocaína.
O Ministerio das Relações Exteriores da Bulgária acusa o diplomata de saber que Galabin Boevski - ouro no levantamento de peso nos Jogos de Sydney, em 2000 - seria expulso pelas autoridades brasileiras e de não ter comunicado a Sófia sobre essa situação.
"Além disso, com suas ações ou, melhor dito, por não tomar nenhuma medida, o embaixador manchou o prestígio e a reputação do serviço diplomático" búlgaro, explicou um porta-voz do Ministério.
Boevski apareceu surpreendentemente no dia 23 de outubro no aeroporto de Sófia, onde foi visto por acaso por uma equipe de televisão.