Mundo

Bud se torna depressão tropical e deixa Baixa Califórnia Sul sem vítimas

Apesar do enfraquecimento do fenômeno, o órgão mexicano recomendou à população e à navegação marítima que tomem precauções devido a chuvas, ventos e ondas

México: Bud é o segundo da temporada de furacões no Pacífico mexicano, depois de Aletta, que chegou alcançou a categoria 4 na escala Saffir-Simpson (Fernando Castillo/Reuters)

México: Bud é o segundo da temporada de furacões no Pacífico mexicano, depois de Aletta, que chegou alcançou a categoria 4 na escala Saffir-Simpson (Fernando Castillo/Reuters)

E

EFE

Publicado em 15 de junho de 2018 às 17h14.

Cidade do México - A tempestade tropical Bud se degradou para depressão tropical nesta sexta-feira e segue em direção ao estado mexicano de Sonora, depois passar pela Península da Baixa Califórnia sem deixar vítimas.

No boletim das 10h (horário local; 12h em Brasília), o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México indicou que Bud está a 85 quilômetros da cidade de San Evaristo, no estado de Baixa Califórnia do Sul, e a cem quilômetros de Topolobampo, em Sinaloa. A depressão tropical se desloca rumo ao norte pelo Golfo da Califórnia a 19 quilômetros por hora.

O órgão de monitoramento afirmou que as condições atuais da depressão "favorecem possíveis chuvas sobre a Península da Baixa Califórnia e o noroeste do México".

São esperadas tempestades muito fortes com chuvas intensas (75 a 150 milímetros) em Sonora, e muito fortes (50 a 75 milímetros) em Baixa Califórnia do Sul, Chihuahua e Sinaloa. O fenômeno meteorológico desenvolve atualmente ventos sustentados de 55 quilômetros por hora e sequências de 75 quilômetros por hora.

Apesar do enfraquecimento do fenômeno, o SMN recomendou à população e à navegação marítima que tomem precauções nos estados mencionados devido a chuvas, vento e ondas.

Em reunião do Conselho Estadual de Proteção Civil de Baixa Califórnia do Sul, as autoridades reportaram que a passagem da tempestade não ocasionou nenhuma vítima. Apesar disso, será feita uma supervisão para descartar danos.

Bud é o segundo da temporada de furacões no Pacífico no México, depois de Aletta, que chegou a alcançar a categoria 4 na escala Saffir-Simpson.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasFuracõesMéxico

Mais de Mundo

Número dois de grupo suspeito de matar senador colombiano Miguel Uribe é assassinado por rivais

Trump anuncia novo chefe de estatísticas após demitir gestora por números insatisfatórios de emprego

Irã adverte que 'corredor de Trump' não deve ser usado pelos EUA para dominar a região

Trump quer que Rússia devolva parte do território ocupado à Ucrânia