Mundo

Buckingham exibe artigos da cerimônia de coroação da rainha

Cerimônia na qual Elizabeth II foi coroada rainha, há 60 anos, será revivida no Palácio de Buckingham com exibição de vestidos e artigos da família real

Trono e vestido da rainha Elizabeth II em prévia de exposição no Palácio de Buckingham: mostra irá exibir o vestido que a soberana usou no dia de sua coroação em Londres, além de fotografias pessoais e vídeos do evento (Stefan Wermuth/Reuters)

Trono e vestido da rainha Elizabeth II em prévia de exposição no Palácio de Buckingham: mostra irá exibir o vestido que a soberana usou no dia de sua coroação em Londres, além de fotografias pessoais e vídeos do evento (Stefan Wermuth/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2013 às 11h48.

Londres - A cerimônia na qual Elizabeth II foi coroada rainha há 60 anos será revivida a partir de sábado no Palácio de Buckingham, com uma exibição dos vestidos e artigos que a família real usou para a ocasião.

Na mostra, estarão expostos o vestido que a soberana usou no dia de sua coroação em Londres, além de fotografias pessoais e vídeos do evento, que aconteceu em 2 de junho de 1953 na Abadia de Westminster, um ano após chegar ao trono.

O vestido da rainha, peça principal desta exposição que poderá ser visitada até o dia 29 de setembro, foi desenhado por Norman Hartnell, responsável também por alguns trajes da princesa Margaret, irmã de Elizabeth II.

O traje da soberana mistura emblemas florais nacionais com bordados de ouro, prata e sedas de cores pastel, e também conta com pérolas, cristais e lantejoulas incrustadas.

Além deste vestido, é exibida também a capa que a rainha usou quando deixou a Abadia para se dirigir ao Palácio de Buckingham.

Também está presente na exposição o uniforme de almirante que Philip, marido da rainha, duque de Edimburgo, usou na coroação.

Entre outros artigos, poderão ser contemplados algumas das mesas do banquete de celebração que foram colocadas no Palácio de Buckingham, recriadas com uma luxuosa decoração.


Também serão exibidas fotografias oficias em preto e branco e gravações de vídeo com cenas que relatam os momentos pessoais após a celebração.

Nesses vídeos é possível ver como a rainha Elizabeth II posava no Palácio de Buckingham para as fotografias oficiais com o duque de Edimburgo e seus dois filhos, o príncipe Charles e a princesa Ana, quando tinham quatro e dois anos, respectivamente.

Entre os instantes exibidos no vídeo, é possível ver como Philip penteava o pequeno príncipe Charles (herdeiro da coroa), antes de posar para um retrato oficial.

A curadora da exposição, Caroline de Guitaut, disse que a rainha visitou a mostra nesta quarta-feira e parecia "estar encantada" com o que o público poderá ver enquanto ela passa suas férias no castelo de Balmoral (Escócia).

A mostra, cuja entrada custa entre 18 e 30 libras, faz parte de diversas celebrações que ocorreram neste ano para lembrar os 60 anos da coroação da rainha, que chegou ao trono em 6 de fevereiro de 1952 após a morte de seu pai, o rei Jorge VI.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesEuropaFamília real britânicaPaíses ricosRainha Elizabeth IIReino Unido

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia