BTS: grupo sul-coreano discursou na Assembleia Geral da ONU nesta segunda-feira, 20 (John Angelillo-Pool/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 20 de setembro de 2021 às 12h00.
Última atualização em 20 de setembro de 2021 às 12h08.
O grupo pop sul-coreano BTS, que virou fenômeno da indústria musical nos últimos anos, foi convidado a discursar e se apresentar na Assembleia Geral da ONU nesta segunda-feira, 20.
Os membros da banda participaram de painel sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), 17 frentes de desenvolvimento que abordam temas como erradicação da pobreza, combate à fome, combate às mudanças climáticas e preservação ambiental, entre outros.
Na fala, os artistas do BTS também disseram que todos os sete membros se vacinaram contra a covid-19 e pediram aos jovens que se vacinem. "Muitos de vocês têm se perguntado se nós nos vacinamos e eu vou usar essa oportunidade para dizer que, sim, todos os sete", disse J-Hope, um dos integrantes.
Os artistas, que já haviam participado de eventos anteriores da ONU, foram convidados pelo presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, a participar da Assembleia como enviados especiais para "gerações futuras e cultura".
O BTS também gravou um vídeo da música "Permission to Dance" no prédio da ONU, em Nova York, e o clipe foi divulgado nesta manhã pelos canais oficiais da organização (veja abaixo).
"We thought the world has stopped, but it continues to move forward. Every choice we make is the beginning of change."
-- @BTS_twt came to UNHQ to support action for the #GlobalGoals & a better world for everyone.
Watch their special musical performance and get inspired. pic.twitter.com/ZQG4pDA61V
— United Nations (@UN) September 20, 2021
O convite ao BTS, cujos sete membros têm de 24 a 28 anos, busca dar espaço às falas de jovens durante o evento. A Assembleia Geral acontece parcialmente presencial neste ano, mas ainda em tamanho reduzido devido à pandemia.
O evento sobre os ODSs começou com fala do diretor-geral da ONU, o português António Guterres, que disse que a presença do BTS era uma "contribuição fantástica" para a conversa.
Na breve fala no evento, Guterres também voltou a pontuar as desigualdades na pandemia, o que tende a ser um dos principais temas da ONU e de seu braço de saúde, a Organização Mundial da Saúde, durante a Assembleia Geral neste ano. A OMS tem pontuado que mais de 70% das vacinas até agora foram aplicadas em só dez países.
"Primeiro, nós temos de acabar com essa pandemia. Nossa resposta tem sido muito lenta, e muito desigual", disse. "Eu convoco o mundo a se mobilizar para termos um plano global de vacinação."
Além do clipe pré-gravado, os membros do BTS também participaram ao vivo nesta segunda-feira, e leram mensagens e temáticas levantadas por seus seguidores nas redes sociais sobre o futuro, os impactos da pandemia entre os jovens e a preservação ambiental.
Os artistas pontuaram que a crise climática é um tema "complexo" e difícil de equilibrar, mas que é preciso dar aos jovens espaço para debater o futuro, e que há muitos jovens "procurando as respostas" a essas questões.
"Eu aprendi enquanto me preparava para estar aqui hoje que há muitos jovens que têm interesse em questões ambientais e as escolheram como seu campo de estudo. O futuro é território inexplorado, mas é no futuro que nós [jovens], mais do que quaisquer outros, vamos passar nosso tempo", disse Kim Nam-joon, que também já havia discursado na ONU em outro evento, em 2018.
No Twitter, postagens do grupo sobre o tema já atingiam mais de meio milhão de compartilhamentos e milhões de interações na manhã desta segunda-feira. Veja a fala do BTS abaixo na íntegra.