Mundo

Bruxelas: rumores sobre resgate da Espanha são `lixo´

De acordo com o jornal espanhol El Economista, a UE e o FMI estariam discutindo um plano de liquidez para o país, de 250 bi de euros

Olli Rehn, comissário europeu de Assuntos Econômicos (Georges Gobet/AFP/AFP)

Olli Rehn, comissário europeu de Assuntos Econômicos (Georges Gobet/AFP/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2010 às 10h33.

Bruxelas - A Comissão Europeia classificou de "lixo" as notícias de que Bruxelas estaria preparando, junto com o FMI, um plano de liquidez para resgatar a Espanha.

"Nego este tipo de história uma vez mais", declarou o comissário europeu de Assuntos Econômicos, Olli Rehn, referindo-se ao artigo publicado pelo jornal El Economista como "lixo".

Segundo o jornal espanhol El Economista nesta quarta-feira, a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) preparam um plano de resgate para a Espanha de 250 bilhões de euros.

"Técnicos da UE, do FMI e do Tesouro dos Estados Unidos estão elaborando um plano de liquidez para a Espanha, fórmula mais suave que o plano de resgate utilizado para a Grécia", segundo o jornal, que cita fontes próximos FMI e empresários.

Este plano "incorporará ajudas financeiras, em forma de uma linha de crédito, num valor entre 200 e 250 bilhões de euros, frente aos 110 bilhões que foram destinados à Grécia", detalha a publicação.

A decisão de elaborar este plano poderá ser tratado numa reunião extraordinária e secreta do organismo diretor do FMI, que foi convocada exclusivamente para falar sobre a situação econômica, acrescentou o jornal.

Acompanhe tudo sobre:Ajuste fiscalCrises em empresasEspanhaEuropaPiigs

Mais de Mundo

Israel e Hezbollah estão a poucos dias de distância de um cessar-fogo, diz embaixador israelense

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, é eleito presidente do Uruguai

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai