Mundo

Bruxelas: rumores sobre resgate da Espanha são `lixo´

De acordo com o jornal espanhol El Economista, a UE e o FMI estariam discutindo um plano de liquidez para o país, de 250 bi de euros

Olli Rehn, comissário europeu de Assuntos Econômicos (Georges Gobet/AFP/AFP)

Olli Rehn, comissário europeu de Assuntos Econômicos (Georges Gobet/AFP/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de junho de 2010 às 10h33.

Bruxelas - A Comissão Europeia classificou de "lixo" as notícias de que Bruxelas estaria preparando, junto com o FMI, um plano de liquidez para resgatar a Espanha.

"Nego este tipo de história uma vez mais", declarou o comissário europeu de Assuntos Econômicos, Olli Rehn, referindo-se ao artigo publicado pelo jornal El Economista como "lixo".

Segundo o jornal espanhol El Economista nesta quarta-feira, a União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI) preparam um plano de resgate para a Espanha de 250 bilhões de euros.

"Técnicos da UE, do FMI e do Tesouro dos Estados Unidos estão elaborando um plano de liquidez para a Espanha, fórmula mais suave que o plano de resgate utilizado para a Grécia", segundo o jornal, que cita fontes próximos FMI e empresários.

Este plano "incorporará ajudas financeiras, em forma de uma linha de crédito, num valor entre 200 e 250 bilhões de euros, frente aos 110 bilhões que foram destinados à Grécia", detalha a publicação.

A decisão de elaborar este plano poderá ser tratado numa reunião extraordinária e secreta do organismo diretor do FMI, que foi convocada exclusivamente para falar sobre a situação econômica, acrescentou o jornal.

Acompanhe tudo sobre:Ajuste fiscalCrises em empresasEspanhaEuropaPiigs

Mais de Mundo

Congresso americano aprova cortes de US$ 9 bilhões em ajuda externa e para mídia pública

Raios deixam pelo menos 33 mortos na Índia

Acidente em mina de ouro deixa 18 pessoas soterradas na Colômbia

México pede que EUA reconheçam que têm 'um problema grave de consumo de drogas'