Mundo

Bruxelas quer proibir que as agências avaliem países com plano de resgate

Na semana passada, a decisão da agência Moody's de rebaixar a nota de Portugal desagradou a Europa

O comissário europeu Michel Barnier: "será preciso estudar sua factibilidade e examinar as modalidades de tal proibição" (John Thys/AFP)

O comissário europeu Michel Barnier: "será preciso estudar sua factibilidade e examinar as modalidades de tal proibição" (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2011 às 10h03.

Bruxelas - O comissário europeu dos Serviços Financeiros, Michel Barnier, propôs nesta segunda-feira endurecer as regras aplicáveis às agências de classificação proibindo-as de dar nota a países que sejam objeto de um plano de resgate internacional.

"Penso em pedir à presidência polonesa (da União Europeia) que inclua este tema na ordem do dia nos próximos Ecofin (reuniões dos ministros europeus das Finanças), Obviamente, será preciso estudar sua factibilidade e examinar as modalidades de tal proibição", declarou em um discurso pronunciado em Paris.

Na semana passada, a decisão da agência Moody's de rebaixar a nota de Portugal, um país submetido a um plano de empréstimos internacionais da UE e do Fundo Monetário Internacional (FMI), tirou a Europa do sério.

A Moody's reduziu a nota de Portugal a uma categoria especulativa, o que contribuiu para reativar um temor de contágio da crise da dívida na zona euro.

Acompanhe tudo sobre:EuropaLegislaçãoMoody'sPiigsPortugal

Mais de Mundo

'As ideias que Pepe plantou todos esses anos não morrem’, diz Lula no velório de Mujica

Inflação no Brasil vai cair conforme China exportar mais produtos para cá, diz estudo

Vídeo mostra momento raro de ruptura no solo após terremoto ; assista

Volume de reservas de contêineres da China para EUA cresce 277% após redução de tarifas