Mundo

Bruxelas quer proibir que as agências avaliem países com plano de resgate

Na semana passada, a decisão da agência Moody's de rebaixar a nota de Portugal desagradou a Europa

O comissário europeu Michel Barnier: "será preciso estudar sua factibilidade e examinar as modalidades de tal proibição" (John Thys/AFP)

O comissário europeu Michel Barnier: "será preciso estudar sua factibilidade e examinar as modalidades de tal proibição" (John Thys/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de julho de 2011 às 10h03.

Bruxelas - O comissário europeu dos Serviços Financeiros, Michel Barnier, propôs nesta segunda-feira endurecer as regras aplicáveis às agências de classificação proibindo-as de dar nota a países que sejam objeto de um plano de resgate internacional.

"Penso em pedir à presidência polonesa (da União Europeia) que inclua este tema na ordem do dia nos próximos Ecofin (reuniões dos ministros europeus das Finanças), Obviamente, será preciso estudar sua factibilidade e examinar as modalidades de tal proibição", declarou em um discurso pronunciado em Paris.

Na semana passada, a decisão da agência Moody's de rebaixar a nota de Portugal, um país submetido a um plano de empréstimos internacionais da UE e do Fundo Monetário Internacional (FMI), tirou a Europa do sério.

A Moody's reduziu a nota de Portugal a uma categoria especulativa, o que contribuiu para reativar um temor de contágio da crise da dívida na zona euro.

Acompanhe tudo sobre:EuropaLegislaçãoMoody'sPiigsPortugal

Mais de Mundo

França estreia novo governo com giro à direita

Trump diz que é 'muito tarde' para outro debate com Harris nos EUA

Sri Lanka vota em primeiras presidenciais desde o colapso econômico

Milei viaja aos EUA para participar na Assembleia Geral da ONU pela 1ª vez