Mundo

Brics: 'não sucumbimos a pressões externas ou agimos como vassalos de outros', diz Xi Jinping

Presidente chinês anunciou também que seu governo vai construir um Parque China-Brics de Ciência e Inovação

Xi Jinping: presidente da China defende autonomia dos Brics em relação às grandes potências (Michele Spatari/Getty Images)

Xi Jinping: presidente da China defende autonomia dos Brics em relação às grandes potências (Michele Spatari/Getty Images)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 23 de agosto de 2023 às 14h13.

O presidente da China, Xi Jinping, destacou a união e os valores compartilhados dos países que compõe o Brics durante a Cúpula do bloco.

Segundo ele, não importa como a situação internacional esteja, o compromisso de cooperar não vai mudar. Xi destacou que a China vai construir um Parque China-Brics de Ciência e Inovação.

Fique por dentro das últimas notícias no Telegram da Exame. Inscreva-se gratuitamente

"Não trocamos princípios, não sucumbimos a pressões externas ou agimos como vassalos de outros. Nós, países do Brics, compartilhamos amplo consenso e objetivos comuns", afirmou o líder chinês em seu discurso.

O presidente chinês afirmou que o país vai criar o Parque China-Brics de Incubação de Ciência e Inovação para a Nova Era para apoiar a implantação de resultados de inovação. A China também vai investir em consolidação de dados sobre agricultura, conservação e redução de desastres nos países do bloco por meio de uma plataforma de dados de satélite, além de fazer investimento industrial conjunto.

Ainda segundo ele, os Brics devem praticar o multilateralismo e evitar a criação de blocos exclusivos. "Fico feliz em ver o crescente entusiasmo dos países em desenvolvimento com a cooperação do Brics e muitos deles se inscreveram para ingressar no mecanismo de cooperação do Brics", afirmou.

Acompanhe tudo sobre:ChinaXi JinpingBrics

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'