Mundo

Bric cancela encontro no G20 devido à ausência de Lula

Toronto - Os quatro principais países emergentes do mundo --Brasil, Rússia, Índia e China (Bric)-- cancelaram no sábado um encontro do grupo durante a reunião do G20, no Canadá, depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desmarcou sua ida à cúpula devido às inundações no Nordeste. O grupo representa 16,5 por cento do […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2010 às 10h00.

Toronto - Os quatro principais países emergentes do mundo --Brasil, Rússia, Índia e China (Bric)-- cancelaram no sábado um encontro do grupo durante a reunião do G20, no Canadá, depois que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva desmarcou sua ida à cúpula devido às inundações no Nordeste.

O grupo representa 16,5 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e tem buscado influência nas instituições financeiras globais.

"Não terá encontro de líderes do Bric porque o presidente Lula não pôde participar devido à situação no Brasil", disse uma fonte de uma das delegações do Bric, sob condição de anonimato.

Na tentativa de converter a potência econômica deste grupo em poder político, os países do Bric fizeram sua primeira cúpula oficial em 2009 na cidade russa de Ecaterimburgo. A mais recente foi em Brasília, em abril.

Os países do Bric têm 43 por cento da população mundial.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilPaíses emergentesDiplomaciaLuiz Inácio Lula da Silva

Mais de Mundo

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky

Na Assembleia da ONU, Milei faz críticas à organização e elogia Donald Trump