Donald Tusk: "Deixei muito claro para a primeira-ministra May que esse progresso precisa acontecer o mais tardar no início de dezembro" (Ints Kalnins/Reuters/Reuters)
Reuters
Publicado em 17 de novembro de 2017 às 14h06.
Gotemburgo - O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, relatou que disse à primeira-ministra britânica, Theresa May, que a União Europeia quer progresso em questões financeiras e sobre a fronteira irlandesa até o início de dezembro para poder avançar com as negociações do Brexit.
O presidente da cúpula da União Europeia disse a repórteres após encontrar com May na Suécia:
"Embora tenha havido um bom progresso sobre os cidadãos, nós precisamos ver muito mais progresso sobre a Irlanda e sobre o acordo financeiro. Para evitar qualquer ambiguidade sobre o nosso calendário de trabalho, eu deixei muito claro para a primeira-ministra May que esse progresso precisa acontecer o mais tardar no início de dezembro."
Tusk irá liderar outra cúpula da UE entre os dias 14 e 15 de dezembro, que pode autorizar o início das negociações sobre um futuro acordo comercial com Londres.
Mas autoridades da União Europeia dizem que precisam de algumas semanas para preparar tal decisão, depois que Londres atender suas condições.