Mundo

Parlamento britânico nega nova votação do acordo do Brexit hoje

Tentativa de Boris Johnson de submeter o acordo com a União Europeia a uma nova votação no Parlamento foi bloqueada pelo presidente da Câmara dos Comuns

Brexit: saída do Reino Unido do bloco europeu está marcada para acontecer em 31 de outubro (Hannah McKay/Reuters)

Brexit: saída do Reino Unido do bloco europeu está marcada para acontecer em 31 de outubro (Hannah McKay/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2019 às 11h53.

Última atualização em 21 de outubro de 2019 às 12h11.

São Paulo — Se na última quinta-feira o divórcio entre a União Europeia e o Reino Unido parecia estar próximo, muita coisa mudou em poucos dias. Nesta segunda-feira (21), o presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, rejeitou o pedido do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, para submeter novamente ao crivo do Parlamento o acordo do Brexit fechado na semana passada com a União Europeia.

"Minha decisão é que a moção não será debatida hoje, pois seria algo repetitivo e desordenado a ser feito", afirmou Bercow. Para o presidente da Câmara dos Comuns, a moção trazida à tona pelo primeiro-ministro, Boris Johnson, é "a mesma em conteúdo" da questão que foi decidida pelos parlamentares no último final de semana.

No último sábado, que ficou conhecido como "super sábado", parlamentares se reuniram para votar o acordo que o governo britânico havia negociado, e fechado, com a União Europeia na semana passada. A esperança era a de que o Parlamento aprovaria ou rejeitaria o documento, mas Johnson decidiu não submeter o acordo à votação depois de a casa passar uma emenda que força o primeiro-ministro a pedir um adiamento do Brexit para depois de 31 de outubro, data na qual a saída do bloco está marcada para acontecer.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Donald Trump anuncia Elon Musk para departamento de eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump