Mundo

Brexit: norte-irlandeses recusam proposta do governo britânico para acordo

Representantes do Reino Unido e da UE estão reunidos desde o início da semana em Bruxelas tentando fechar acordo

Brexit: questões alfandegária e tributária na fronteira das Irlandas são o principal desafio para acordo (Hannah Mckay/Reuters)

Brexit: questões alfandegária e tributária na fronteira das Irlandas são o principal desafio para acordo (Hannah Mckay/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 17 de outubro de 2019 às 06h48.

São Paulo — O Partido Unionista Democrático (DUP, na sigla em inglês) da Irlanda do Norte declarou nesta quinta-feira, 17, que não aceita a atual proposta do governo britânico para as questões alfandegária e tributária da fronteira entre as Irlandas após o Brexit - a saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

"Como as coisas estão, não podemos apoiar o que está sendo sugerido para a questão da alfândega, e há falta de clareza sobre o Imposto sobre Valor Agregado (IVA)", disse o DUP, em comunicado publicado no Twitter e assinado pela premiê norte-irlandesa e líder do partido, Arlene Foster, e pelo vice-líder da sigla, Nigel Dodds.

"Continuaremos a trabalhar com o governo [do Reino Unido] para conseguir um acordo razoável que funcione para a Irlanda do Norte", acrescenta o texto.

Representantes do Reino Unido e da UE estão reunidos desde o início da semana em Bruxelas, com o objetivo de apresentar uma proposta para o desligamento do país do bloco antes do início da reunião de cúpula europeia, marcada para começar nesta quinta. Na quarta, a UE acatou uma proposta básica dos britânicos para o Brexit.

Acompanhe tudo sobre:BrexitIrlanda do Norte

Mais de Mundo

O que é a Área 51 e o que existe lá?

Sheinbaum rechaça 'ameaças' e responde a Trump que 'uma tarifa será seguida por outra'

França e Polônia reafirmam posição contra o acordo UE-Mercosul